Sam Van Aken , professor da Universidade de Syracuse, nos Estados Unidos, mostrou como fazer com maestria o aproveitamento inteligente do potencial da natureza. Ele criou uma árvore incrível que é capaz de dar mais de 40 frutos e flores diferentes utilizando técnicas de plantio muito antigas. O resultado é surpreendente.
Uma árvore que é uma verdadeira obra de arte
Sam Aken é, além de professor universitário da faculdade de artes, um grande artista que já dedicou mais de cinco anos para a criação dessa incrível árvore. Ele começou o processo recolhendo sementes raras de diversas frutas como a nectarina, ameixa e pêssego. Após estudar a técnica de exertia, método que consiste em unir um ramo de uma planta de uma espécie ao ramo de outra espécie, ele teve a brilhante ideia de construir uma árvore que desse flores e frutos de diversas espécies.
Ele ficou 5 anos fazendo os cortes e encaixes característicos da exertia para produzir a árvore, e muitas pessoas acreditavam que o que ele queria fazer era impossível. O engenheiro agrônomo Américo Viana explica que a invenção de Aken é perfeitamente possível pois a técnica de exertia já vinha sendo utilizada há longos anos com 2 ou 3 plantas diferentes, então seria natural que pudesse fazer com mais espécies, faltava alguém ter a ideia e a disposição para a criação dessa nova e rara espécie de árvore.
Muitos anos de estudos e tentativas
Muito estudo foi necessário antes de começar a praticar a exertia, pois as variedades escolhidas deveriam ser parentes e pertencer à mesma família (rosaceae) e ao mesmo gênero (prunus). E foi isso que o professor Aken fez, dedicou-se ao estudo e depois ao plantio e exerto das plantas. “Queria criar uma árvore que provocasse um momento de reflexão. Uma árvore parecesse convencional até a primavera, quando floresce em diferentes tons de rosa, branco, vermelho e, em seguida, no verão, quando carrega uma grande variedade de frutos”, disse ele.
A árvore de 40 frutos já ganhou o mundo
A primeira árvore capaz de gerar frutos e flores diferentes foi implantada dentro da Universidade de Syracuse, como um protótipo. Bem sucedida, já foram colhidas mudas dessa planta e levadas para diversas partes dos Estados Unidos e do mundo. O artista e professor Aken já recebeu diversos prêmios pela criação da árvore, como o da Fundação Wandy Wahrol de Artes Visuais.