Higiene do pênis
Crédito: Freepik

Higiene do pênis: como fazer do jeito certo e evitar doenças

Nunca é tarde pra aprender a cuidar bem da região íntima, evitando doenças e constrangimentos

Publicidade

Muitas infecções sexualmente transmissíveis deixam lesões no pênis, e isso não tem nada a ver com a higiene do homem. Mas, existem outros problemas da saúde íntima masculina que podem ser evitados ao fazer a correta higiene do pênis, como infecções por fungos e bactérias que se acumulam na região, deixando mau cheiro, coceira e outros sintomas.

Como fazer a higiene do pênis?

A higiene do pênis começa com o bom hábito de lavar as mãos depois de usar o banheiro. Na verdade, o ideal seria lavar também antes de pegar no pênis, certo? Se estiver com qualquer machucadinho aberto na região e puser a mão suja, pode infectar. Além disso, veja os bons hábitos de higiene do pênis recomendados pelo Dr. Drauzio Varella:

Secar o pênis depois de usar o banheiro

Aqui o problema é a umidade que pode ficar no pênis depois de usar o banheiro. Essa umidade aumenta o risco de fungos se espalharem pela região, causando uma infecção. Se puder lavar e depois secar bem, melhor ainda.

Limpeza depois do sexo

Depois do sexo os homens devem fazer xixi para expulsar qualquer resquício de sêmen que possa ter ficado preso na parte interna. Isso evita dificuldade para urinar depois e uma sensação desconfortável, como quando se tem infecção urinária.

Publicidade

Depois do xixi é hora de lavar o pênis por completo. Se não quiser ir para o chuveiro, use a pia. Lave bem a região com água e sabonete, inclusive retraindo a parte do prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis), onde ficam resíduos de produtos usados durante o sexo, também de sêmen e fluidos da vagina. Terminando de lavar é só usar a toalha de banho para secar muito bem.

Higiene do pênis no banho

Na hora do banho, não basta deixar a água cair sobre o pênis. Esse é o momento em que a limpeza deve ser completa. É importante puxar o prepúcio para trás e lavar a região com água e sabonete, enxaguando bem depois.

Nessa região se acumula o esmegma, uma secreção branca composta por resíduos de células mortas e óleos corporais. Depois dessa limpeza, deve-se fazer a lavagem normal de toda a área íntima. Depois do banho também é importante puxar novamente o prepúcio para trás e secar bem o pênis com a toalha.

PODE GOSTAR TAMBÉM