Algumas doenças de pele possuem sintomas e características tão semelhantes, que só o dermatologista é capaz de identificar. A hidrosadenite é uma delas. Também chamada de hidradenite supurativa, essa é uma condição que afeta mais as mulheres adultas. Veja o que é essa doença, quais são suas causas, sintomas e tratamentos.
Veja também: o que é eczema?
o que é hidrosadenite supurativa?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa doença de pele é do tipo crônica e inflamatória e se manifesta na forma de nódulos, manchas e espinhas internas em determinadas regiões do corpo, como virilha, axilas, ao redor dos mamilos, região genital e glúteos.
O que causa?
Ainda existem algumas dúvidas entre a comunidade médica sobre a verdadeira causa da hidradenite supurativa. A princípio, o foco do problema é que nessas regiões do corpo existe uma maior concentração de glândulas sudoríparas apócrinas. Então, os médicos pensavam que a causa dos nódulos e manchas era a inflamação dessas glândulas.
Porém, outros estudos mostraram que o problema pode ser causado pela inflamação dos folículos pilosos dessas regiões, e não das glândulas. Ou seja, a culpa estaria na estrutura de formação dos pelos.
Mesmo assim, considera-se que a verdadeira causa dessa doença não é totalmente definida. Ainda são feitos estudos para que se descubra. Mas, é considerada uma doença autoinflamatória, que pode ser genética e ser desencadeada por um desequilíbrio na resposta do organismo a uma inflamação na região.
Sintomas de hidradenite supurativa
Quem tem essa condição sofre bastante. As regiões afetadas ficam constantemente inflamando, o que gera lesões dolorosas, avermelhadas, como espinhas internas endurecidas e que podem se transformar em furúnculos.
Fica difícil fazer determinados movimentos ou usar certos tipos de roupas por causa da dor e da inflamação. Como pode gerar pus, também pode ficar com mau cheiro e sujar as roupas.
Como as inflamações vão e vem sem aviso prévio, podem surgir várias vezes no mesmo local, deixando a pele manchada e com cicatrizes.
Tratamentos
Ao perceber esses sintomas é necessário ir ao dermatologista. O tratamento vai depender da gravidade dos nódulos inflamados. Mas, de modo geral, o médico recomenda que o paciente mantenha as regiões afetadas sempre bem limpas, secas e hidratadas. Que use roupas largas e, se for obeso, que emagreça para ajudar o corpo a lidar com o desequilíbrio e reduzir as inflamações.
Além disso, podem ser receitados medicamentos antibióticos em forma de creme, pois quando os nódulos apresentam pus em seu interior, é possível que este seja causado pela presença de bactérias.
Em alguns casos, mulheres obtêm melhores resultados dos sintomas ao tomarem anticoncepcional. Mas, é preciso que cada caso seja avaliado de forma independente, pois cada organismo é único.
As lesões crônicas, que já viraram cicatrizes espessas, podem ser removidas com cirurgia ou medicamentos imunossupressores, que atuam no sistema imunológico e evitam reações inflamatórias tão intensas.
Tem cura?
Como não se sabe a exata causa da hidrosadenite, também não se conhece uma cura definitiva. Por isso, o melhor a fazer é ir ao dermatologista assim que perceber os primeiros sintomas para saber se é mesmo a doença e dar início aos cuidados preventivos.