Menu

Hidrolipo: como funciona e diferença da lipoaspiração tradicional

É importante saber as diferenças dos procedimentos estéticos para fazer a escolha mais adequada e menos arriscada

Crédito: Freepik

Publicidade

A hidrolipo é um procedimento estético que tem a mesma finalidade da lipoaspiração tradicional: remover gordura para remodelar o contorno de determinadas regiões do corpo. Mas, não é feita da mesma forma.

O que é hidrolipo?

A hidrolipo é um nome genérico para a lipoaspiração com infiltração de líquidos – por isso “hidro”. Esses líquidos são adrenalina e xilocaína misturadas a soro fisiológico, servem para anestesiar a região e prevenir a perda de sangue.

Então, o médico prepara a região onde irá infiltrar os líquidos. Quando a anestesia fizer efeito, o médico realiza um pequeno corte por onde vai entrar o lipoaspirador a vácuo ou uma seringa, dependendo do método utilizado.

Com esse equipamento o médico faz a remoção da gordura no local, aspirando para fora do corpo. Depois de pronto, ele faz um curativo, coloca a cinta no paciente, que vai para a observação até passar o efeito da anestesia.

Publicidade

O procedimento pode durar de 50 minutos a 3 horas, pode ser feito em qualquer parte do corpo e o paciente permanece acordado, mas sem sentir dor nem ver o que está acontecendo.

Ficar acordado é bom para poder avisar à equipe médica sobre qualquer desconforto e para evitar os riscos da anestesia geral em alguns pacientes.

Aproveite e veja: Tratamento para gordura localizada: 5 opções e como funcionam

Qual a diferença da hidrolipo para a lipo tradicional?

A hidrolipo é um procedimento menor que a lipo tradicional. Por isso, sua principal diferença é a anestesia local, enquanto na lipo tradicional o paciente recebe anestesia peridural ou geral. O motivo é que a lipo tradicional é um procedimento mais invasivo e demorado, geralmente feito em áreas maiores do corpo.

Publicidade

Como é a recuperação?

É importante que o paciente faça repouso e evite esforço físico pelo tempo recomendado pelo médico.

A pessoa já sai do hospital usando uma cinta no local da aspiração, que só deve ser retirada na hora do banho e precisa ser usada enquanto o médico recomendar.

A volta às atividades normais vai depender de como o paciente está se recuperando e de qual área do corpo foi aspirada, podendo variar de 3 a 20 dias.

Publicidade

Também é importante manter uma alimentação leve e rica em ômega-3 para ajudar na cicatrização.

Tanto antes quanto depois da hidrolipo é importante fazer drenagem linfática para remover o excesso de líquidos e prevenir o surgimento de fibrose, que são pequenas áreas endurecidas na pele.

Depois de 6 semanas, as sessões de drenagem pode ser finalizadas e a cinta já pode ser retirada – a menos que o médico recomende usar mais tempo. Nessa fase, a pessoa já pode retomar suas atividades físicas também.

Publicidade

Aprenda a fazer uma autodrenagem para desinchar

A hidrolipo é arriscada?

O risco de qualquer problema é mínimo, quando se escolhe um médico especializado e experiente nesse procedimento.

O que pode acontecer, em alguns casos, são seromas, que são líquidos acumulados próximos ao local da cicatriz.

Se esses líquidos não forem reabsorvidos pelo organismo, terão que ser retirados pelo médico com ajuda de uma seringa, dias após a cirurgia.

Publicidade

Veja também: Pomada que acelera cicatrização é descoberta por pesquisadora brasileira

Artigo com informações de Tua Saúde e Dicas de Mulher

Sair da versão mobile