Menu

Mitos e verdades sobre a hidratação do corpo

Manter o corpo com a hidratação ideal pode ser um grande desafio para muitas pessoas

Crédito: Freepik

Publicidade

Manter o corpo bem hidratado é fundamental para preservar a saúde. Ser afetado por uma desidratação pode trazer sérios riscos, mas nem todo mundo sabe quais são os sinais ou quando o corpo está recebendo a hidratação adequada. Vamos desvendar mitos e confirmar verdades sobre o tema? Veja agora!

Bebida alcoólica desidrata o corpo

Verdade. É por isso que uma pessoa que está de ressaca sente a boca seca. O jeito certo de evitar isso é intercalar a bebida alcoólica com água o tempo todo.

Falta de água no organismo é risco de pedra nos rins

Verdade. Mas só para quem tem essa predisposição e principalmente no verão, que é quando o corpo perde água com mais frequência devido ao suor. Para essas pessoas, o recomendado é tomar cerca de 3 litros de água por dia nas épocas mais quentes.

Veja também: Sintomas, causas e tratamento para pedra nos rins

Publicidade

A desidratação só deixa a boca seca e mais nada

Mito. Quando uma pessoa está desidratada, seu corpo começa a enviar uma série de sintomas, como:

  • Boca seca e saliva espessa;
  • Redução da vontade de urinar e urina escura;
  • Prisão de ventre;
  • Pele seca;
  • Sonolência;
  • Cansaço sem motivo aparente;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura e vertigem.

Algumas pessoas têm mais risco de perder a hidratação corporal

Verdade. O grupo de risco é composto por pessoas que possuem doenças crônicas, idosos, atletas de alta resistência, pessoas que moram em locais com muita altitude e que trabalham sob o sol ou em ambientes muito quentes. Essas pessoas devem ter cuidado redobrado com a quantidade de água que ingerem todos os dias.

Sinais que você está bebendo pouca água

A hidratação de uma pessoa desidratada pode ser resolvida em casa

Depende do caso. Para pessoas em boa condição de saúde a desidratação em nível baixo ou moderado pode ser resolvida com o aumento da ingestão de água, pouco a pouco, ao longo dos dias.

Se for o caso de sintomas severos ou de uma pessoa mais frágil, como bebês, crianças, idosos ou portadores de doença crônica, é importante que, além do aumento da ingestão de água, ela seja levada ao médico para avaliar as condições de saúde.

Publicidade

Só a água pura hidrata o corpo

Mito. A água pura é o líquido mais importante, que deve ser ingerido em maior quantidade. Mas, todas as outras bebidas e até alimentos suculentos fornecem água para o organismo. A questão é que, quanto mais misturas e aditivos tiver a bebida, mais o corpo vai precisar trabalhar para filtrá-la e aproveitá-la em seu benefício.

Aproveite e veja: Cientista brasileira cria garrafa que limpa água

Água com gás promove a mesma hidratação que a água sem gás

Verdade. Quem gosta de água com gás pode tomar na mesma quantidade que a água sem gás. O problema é conseguir ingerir a mesma quantidade, já que o gás da água estufa o estômago, gera gases e você sente menos vontade de beber a quantidade necessária.

Publicidade

Todo mundo deve beber a mesma quantidade de água para manter a hidratação

Mito. Por mais que exista uma média, entre 1,5 e 3 litros de água por dia, tudo depende da necessidade de cada pessoa. Como já mencionado, existem grupos de risco que são pessoas muito novas, mais velhas, doentes ou que perdem muita água com suas atividades. Estas precisam beber mais água durante o dia.

Veja também: Faça o cálculo para saber quanta água você precisa beber por dia

Sair da versão mobile