Conhece a empresa Herbalife? Com certeza que sim e até já deve ter experimentado alguns de seus produtos. Saiba que, nos Estados Unidos, a Herbalife está tendo alguns problemas sérios. Foi publicado em revistas e jornais que essa empresa conseguiu um acordo para o pagamento de uma multa de 200 milhões de dólares. Multa essa vinda da Comissão Federal do Comércio, que é uma agência americana que luta pelos direitos do consumidor – Federal Trade Commission (FTC).
Porquê uma multa tão elevada?
E sabem o motivo dessa pesada multa? Essa agência do governo americano afirma que a Herbalife está enganando os vendedores de seus produtos. Ora, esta empresa promove as suas vendas através de terceiros (venda direta) e através do seu portal na internet. Ou seja, não lidam pessoalmente com o cliente e, assim funciona também no Brasil.
O que está em causa é que os vendedores são levados a adquirir kits com preços mais elevados do que os do site. Acaba por ser necessário arranjar mais gente para a revenda. Em suma, é o chamado esquema da pirâmide financeira, de acordo como a FTC. Segundo a Comissão, a empresa está exigindo uma procura de mercado inexistente, prejudicando os clientes.
A opinião da FTC sobre a Herbalife
Edith Ramirez, a presidente do FTC, afirma mesmo que a companhia faz propaganda enganosa, ao pedir aos vendedores que deixem os seus empregos para enriquecerem com o esquema. Ela pronunciou-se dizendo que, a Herbalife, deve fazer o pagamento aos seus vendedores pelas vendas e deixar de fazê-lo pelas pessoas que conseguem angariar.
Mais, a companhia deve arranjar um auditor isento que, durante sete anos, analise se as exigências do FTC foram cumpridas. E no caso do Brasil, você deve estar perguntando? Fica tudo igual! A Herbalife avisou que este acordo vigora apenas para os EUA, onde estão cerca de 20% das vendas de todo o mundo. Foi igualmente dito pela multinacional que as medidas não terão impacto de relevo na Herbalife, mas serão proveitosas para o mercado da venda direta.
Uma multa nunca vem só…
A empresa e o FTC colaboraram por mais de dois anos e, por muito que a Herbalife considere alguns fatos errados, acha que é benéfico o acordo alcançado. A multa em causa é também para indenizar os clientes dos seus produtos, se bem que ainda não se sabe de que maneira o irão fazer. Não só a Herbalife vai pagar esta multa de 200 milhões de dólares, como também tem ainda 3 milhões de dólares, de outro acordo, para fechar uma investigação em Illinois.
A nossa recomendação é que não alimente este esquema e que opte sempre por soluções fit naturais!