Menu

Hemorroida depois do parto: por que acontece e como tratar?

Quase metade das mulheres sofre com hemorroida durante a gestação ou na hora do parto

Crédito: Freepik

Publicidade

Ter hemorroida durante a gestação ou o parto é mais comum do que se imagina. Mais ou menos metade das grávidas passam por isso, mas ainda bem que tem cura. Quanto antes conversar com seu médico para tratar, antes conseguirá se livrar desse incômodo.

Aproveite e veja: Pomada para hemorroida: melhores tipos para prevenir e remediar

Por que acontece hemorroida depois do parto?

Basicamente, a hemorroida depois do parto acontece porque a gravidez eleva os níveis do hormônio progesterona no corpo. Isso causa um relaxamento das paredes das veias, permitindo que elas inchem com mais facilidade.

Ao mesmo tempo, a progesterona diminui a atividade intestinal e contribui para a prisão de ventre. Então, na hora de ir ao banheiro, o esforço pode aumentar o inchaço das veias na região anal, gerando as hemorroidas. O mesmo pode acontecer durante ou depois do parto, nos dias de puerpério enquanto o corpo se recupera.

Publicidade

Aproveite e veja: Sangramento no ânus nem sempre é hemorroida: pode ser fissura ou fístula

Dicas para aliviar o desconforto e curar mais rápido

Converse com seu médico na consulta depois do parto, ou com a enfermagem, sobre o que pode usar e fazer para aliviar os sintomas. Geralmente, a hemorroida depois do parto se cura sozinha, tomando estes cuidados:

  1. Faça uma dieta para hemorroidas, caprichando nos cereais integrais, frutas com casca, legumes, oleaginosas, sementes e muita água.
  2. Quando sentir vontade de fazer cocô, não adie. Se segurar, as fezes ficam mais difíceis de serem eliminadas, aumentando o desconforto e podendo piorar a hemorroida.
  3.  Faça banhos de assento. Coloque água morna em uma bacia grande e limpa, depois se sente (sem roupas) nessa água por uns 20 minutos, no máximo. O contato da água morna com a região anal traz alívio do inchaço e da dor.
  4. Use uma pomada para hemorroida indicada pelo seu médico. As pomadas ajudam a diminuir o tamanho da hemorroida e alivia a dor rapidamente.
  5. Evite usar papel higiênico comum. O ideal é sempre lavar o ânus com água e sabonete neutro depois de evacuar, ou então usar lenços umedecidos.
  6. Não levante nem carregue peso se estiver com hemorroidas ou se já tratou, mas quer evitar que elas reapareçam.
  7. Enquanto estiver em casa, sempre que for se sentar no sofá ou em uma cadeira, pode usar uma almofada em forma de aro, que vai impedir a região anal de encostar no assento.

Aproveite e veja: 10 Remédios caseiros para hemorroidas e como usá-los

Se não notar melhora com esses cuidados, ou se notar sangramento na hora de fazer cocô, avise seu médico, pois poderá ser preciso fazer uma cirurgia de remoção da hemorroida.

Publicidade
Sair da versão mobile