Você já precisou consultar um especialista em hematologia? O nome parece com hematoma, que tem a ver com sangue. Logo, vamos falar sobre o médico especialista nas doenças do sangue.
O sangue é um tecido vivo e é através dele que todos os nutrientes, os hormônios e o oxigênio chegam em cada órgão do corpo para cumprir com a sua função. Também é através dele que são eliminadas substâncias que o corpo não precisa mais.
Mas assim como qualquer parte do corpo, o sangue está sujeito a doenças. Continue lendo e saiba quem é o hematologista, quais doenças ele trata e os principais tipos de exames de sangue.
O que é hematologia?
A hematologia é a área da medicina que estuda o sangue: sua composição, características, doenças que podem acometê-lo, suas causas e tratamentos.
O que faz um hematologista?
O médico hematologista, portanto, estuda, diagnostica e trata das doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, que são a medula óssea, o baço, os gânglios linfáticos e os linfonodos, todos ligados à produção de sangue.
Quais são as doenças do sangue?
As doenças mais conhecidas que acometem o sangue são então a leucemia (câncer no sangue) e a anemia (deficiência na absorção de ferro).
Existe ainda a hemofilia, que é a dificuldade de coagular o sangue, causando manchas e sangramentos. Também há a trombofilia, que é quando a pessoa tem predisposição genética para desenvolver problemas circulatórios, como derrame, embolia e trombose.
Entre outras doenças no sangue, com nome mais difícil de gravar, estão: mieloma múltiplo, mielofibrose, transtornos de plaquetas, púrpura, síndromes mielodisplásicas, linfomas malignos e também faz transfusão de sangue e transplante de medula e células-tronco.
Tipos de exames de sangue
Os exames de sangue mais solicitados pelo hematologista são:
- Teste imunológico;
- Exame de coagulação e plaquetas;
- Metabolismo de ferro (para tratar anemia);
- Hemograma (analisa hemácias, plaquetas e outras células do sangue);
- Coagulograma (analisa a coagulação do sangue).
Quando procurar um hematologista?
O hematologista pode e deve ser procurado quando houver problema de coagulação do sangue, sintomas de anemia, como fraqueza e indisposição. Além de doenças como câncer de sangue, a leucemia. Este tipo de câncer é tratado pelo hematologista e por meio de quimioterapia.
O paciente é normalmente passado ao hematologista quando outro médico verifica que há algum problema sanguíneo, como contagem de glóbulos brancos alta, hematomas e hemorragias e quando algum parente próximo desenvolve leucemia.
Dica: Mantenha uma dieta de acordo com o seu tipo sanguíneo
Manter uma vida equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para colaborar com a saúde do sangue e evitar a ida a um profissional da hematologia. Conheça a dieta do tipo sanguíneo e veja como deixar a sua saúde muito melhor.