Uma pesquisa mostrou algo que, no fundo, você já sabia: ter hábitos saudáveis ajuda a viver mais e melhor. Além de reduzir – comprovadamente – as chances de ter câncer, também outras doenças entram na lista. Entre elas, problemas cardíacos e diabetes tipo 2. Veja mais e entenda o que é uma vida saudável, na ótica dos pesquisadores.
Conheça o estudo
A investigação foi realizada por um grupo de pesquisadores britânicos, ao longo de 20 anos. Tempo suficiente para conseguir compreender o impacto dos hábitos saudáveis na vida das pessoas. De acordo com o mesmo, “um estilo de vida mais saudável estava associado a um menor risco de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes, além de mortalidade, com um aumento da expectativa de vida total e número de anos de vida livre dessas doenças”.
Foram analisados os hábitos e costumes de 111 mil pessoas ao longo do período do projeto, acompanhando seus hábitos, mudanças e costumes. Foram atribuídos pontos para 5 fatores: “dieta, tabagismo, atividade física, consumo de álcool e índice de massa corporal (IMC)”. Os resultados foram surpreendentes.
Um dos dados mais interessantes foi esse: hábitos saudáveis dão pelo menos 10 anos a mais de qualidade de vida para mulheres. Sim, dez anos a mais do que uma pessoa com outros costumes, livre de doenças como o câncer, do coração e diabetes. Um fato que já era conhecido, mas ainda precisava de provas.
Já os homens que mantinham esses mesmos costumes tiveram um prolongamento da qualidade de vida por 7 anos. Três anos a menos do que as mulheres, porém ainda assim uma grande margem. Essa diferença se dá pois a expectativa de vida das mulheres tende a ser maior do que dos homens. Porém, isso não é razão para abandonar bons hábitos na vida. Mas, o que viria a ser considerado como saudável pelos pesquisadores? Confira!
O que são hábitos saudáveis?
O estudo delimitou alguns aspectos como sendo referências para o que é ou não saudável. Isso é necessário para manter a cientificidade do estudo, não partindo de conjecturas ou percepções pessoais. Dessa forma, cinco tópicos foram estudados ao longo das duas décadas de pesquisa: dieta, fumo, atividade física, uso de bebida alcoólica e índice de massa corporal.
Entre esses fatores, eles definiram o que viria a ser saudável ou não, estabelecendo um padrão. Veja cada um deles:
- Cigarro: é considerada saudável aquela pessoa que nunca fumou, nem mesmo por um curto período de tempo;
- Alimentação: aqueles que seguiam uma alimentação rica em diversos tipos de nutrientes, poucos industrializados e refinados, tendo uma alimentação balanceada, eram considerados saudáveis;
- IMC: o índice de massa corpórea deveria estar entre 18,5 e 24,9;
- Álcool: era considerado saudável aquele que consumisse, no máximo, ou uma taça pequena de vinho ao dia, ou um copo de cerveja;
- Atividade física: ela deveria ser feita de forma moderada a intensa, por pelo menos 30 minutos, todos os dias.
São fatores simples e velhos conhecidos de quem busca mais informações sobre melhora da qualidade de vida. Então, agora que já está confirmado por uma pesquisa, capriche no cuidado com seu corpo e mente e tenha uma melhor qualidade de vida, por mais tempo.