Às vezes, por mais limpinho que você queira ser, acaba cometendo erros na hora de cuidar da higiene pessoal, pois aprendeu a fazer isso há muitos anos e nunca pensou que poderia ser diferente. Não significa que, se você faz essas coisas, vai ficar doente ou causar danos ao seu corpo. Mas, o risco é maior, especialmente se faz com frequência.
1. Usar cotonete para limpar o ouvido
Os médicos recomendam que a orelha seja limpa apenas com a toalha de banho. Inserir hastes com ponta de algodão, como cotonete, dentro da orelha, pode parecer um ótimo hábito de higiene para remover o excesso de cera. Mas, se acabar levando o cotonete mais fundo do que deveria, pode causar uma lesão no tímpano e prejudicar a audição.
2. Deixar a escova de dentes sobre a pia
Se você deixa sua escova de dentes em um potinho sobre a pia para mantê-la arejada, pode parecer que está tendo um ótimo hábito de higiene, mas nem sempre. A escova deve estar mais de 2 metros longe do vaso sanitário, e não deve ficar junto com as escovas das outras pessoas da casa. O ideal é que ela fique dentro de um armarinho limpo e arejado.
3. Esfoliar a pele todos os dias
A esfoliação da pele ajuda a remover as células mortas e a estimular células novas. Mas, fazer isso todos os dias não é um bom hábito de higiene, pois acaba danificando a pele e deixando-a muito sensível, o que pode resultar em infecções e inflamações. Fazer esfoliação uma vez por semana é mais do que suficiente.
4. Lavar a calcinha no chuveiro e deixar secando no banheiro
Quando você lava a calcinha no chuveiro, ela já está limpa se quiser usar no dia seguinte. Mas, deixar a calcinha secando no banheiro é o grande problema. Como esse ambiente é úmido e quente, por causa do chuveiro, é grande o risco de crescerem fungos e bactérias no tecido, que vão acabar transmitindo infecções para o corpo. A calcinha deve secar em local bem seco e arejado.
5. Usar palito de dente
Na verdade, os chamados palitos de dente não servem para limpar os dentes. São apenas palitos de madeira para usar na hora de servir petiscos ou fechar uma carne recheada, por exemplo. Palitar os dentes pode empurrar os resíduos de alimentos para dentro das gengivas, ou mesmo machucar as gengivas, causando inflamações.