Por causa da vontade de cuidar muito bem dos cabelos você pode acabar exagerando. E quando você cuida “em excesso” acaba por danificar os fios, deixando-os opacos, fracos e quebradiços. Será que você está cuidando do seu cabelo na medida certa? Veja esses maus hábitos que danificam de verdade os cabelos.
1. Usar vários produtos ao mesmo tempo
Tudo bem que é difícil escolher só algumas entre tantas opções de produtos para cuidar do cabelo. Mas, nem por isso você deve usar todos ao mesmo tempo.
Escolha alguns para ficar usando durante algumas semanas ou meses, depois troque por outros, mas evite ficar usando coisas em excesso, de marcas variadas e com propriedades diferentes, ou seu cabelo não vai entender onde é que você quer chegar.
Escolha um xampu, um condicionador, um finalizador, uma máscara e um óleo, por exemplo. E vá usando eles ao longo dos dias para o seu cabelo ganhar um corpo e conseguir se nutrir deles.
2. Aplicar produtos em excesso
Na mesma linha da dica anterior, você também precisa tomar cuidado com a quantidade de produto que aplica no cabelo. As porções devem ser pequenas e proporcionais ao tamanho e volume do seu cabelo. Se você passar, por exemplo, uma mão cheia de condicionador no seu cabelo fino e de tamanho médio, ele vai ficar pesado e oleoso. Cuidado com as quantidades.
3. Deixar o produto agir por tempo demais
Quando o assunto é cabelo, você não pode deixar um produto agindo por muito mais tempo do que o recomendado. Pode até parecer que o efeito vai ser bem mais intenso, mas o que vai acontecer é um efeito rebote. Seu cabelo vai ficar com cutículas abertas e muitos resíduos se você deixar os cremes agindo por tempo demais.
4. Escovar o cabelo da raiz às pontas
Esse é um erro que até muitos profissionais cometem. Se você começa a escovação da raiz e vai puxando a escova até as pontas, todos os nós que estiverem pelo caminho vão se acumular nas pontas, fazendo com que os fios arrebentem. Então, sempre que for escovar o cabelo, comece nas pontinhas e vá subindo até chegar na raiz.
5. Usar chapinha no cabelo molhado
A chapinha não serve para ser usada em cabelo molhado. Essa é a função do secador. Se você coloca a chapa quente sobre o fio molhado ele sofre um choque térmico e queima. É o mesmo que acontece quando você colocar um ovo ou alho em uma frigideira com óleo muito, muito quente. Vai torrar na hora. O correto é passar a chapinha só com o cabelo já seco, e ainda melhor se aplicar uma camada de protetor térmico antes.
6. Lavar a cabeça com muita frequência
De modo geral, não há necessidade de lavar o cabelo todos os dias. Quem tem o couro cabeludo muito oleoso deve usar produtos que ajudem a combater a oleosidade e esperar pelo menos 24 horas para uma nova lavagem. O problema de lavar o cabelo em excesso é não dar tempo para o couro cabeludo secar por completo, e quando isso acontece, o cabelo começa a apresentar problemas por causa da umidade. Pode surgir caspa, outros problemas na pele do couro.
7. Usar condicionador como se fosse leave-in
A textura pode até ser parecida, mas o condicionador tem uma função e o leave-in tem outra. O condicionador precisa agir por alguns minutos e logo ser removido por completo, permitindo o fechamento das cutículas dos fios. Se ele for usado como finalizador (o leave-in), sem remover, vai prejudicar os fios, deixando-os pesados, opacos e com as cutículas abertas.