Menu

7 Hábitos para aumentar a imunidade e viver melhor

Qualidade de vida e saúde andam lado a lado e você precisa ter alguns bons hábitos para isso

Crédito: Freepik

Publicidade

Todo mundo quer ter uma melhor qualidade de vida, o que inclui não adoecer com frequência. Porém, para que isso aconteça, é necessário que se tenha alguns hábitos firmados. Certamente alguns são bem fáceis de seguir e velhos conhecidos, já outros podem ser desafiadores. Veja quais são os 7 cuidados diários para ter uma boa imunidade.

1. Cuide da saúde mental

Se você está sofrendo com estresse, ansiedade e problemas correlatos, procure alguém para conversar. Reduza o ritmo, respire e encontre uma forma melhor de fazer as coisas. Divida as atribuições com outras pessoas e tente balancear as coisas. Se precisar, converse com o pessoal do Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188 ou procure um psicólogo de confiança.

2. Se alimente adequadamente

Nem se precisa falar da importância da alimentação para fortalecer a imunidade. Você precisa investir em um prato colorido, com grãos integrais e proteína adequada à sua dieta. Além disso, é fundamental se lembrar de beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, para ajudar seu organismo a funcionar melhor.

Aproveite e veja: como saber se a imunidade está baixa

Publicidade

3. Durma pelo menos o mínimo

O ideal para um adulto é que se durma entre 7 a 8 horas por noite. Um sono profundo, de qualidade, sem ser interrompido. Se isso não acontece com frequência, há maiores chances de se ter doenças como a aterosclerose e outras. Além disso, é extremamente prejudicial para a sua imunidade.

4. Pratique alguma atividade física

A prática de atividades físicas, com intensidade adequada e orientação profissional, vai assegurar um melhor funcionamento do seu organismo. Entre os inúmeros benefícios, está o aumento da imunidade. Além disso, ajuda a eliminar as toxinas através do suor, fazendo com que se reduza o risco de infecções.

5. Deixe os maus hábitos

Não adianta investir tempo em novos hábitos se você mantém os antigos que só te fazem mal. Beber em excesso, fumar, comer compulsivamente, manter relacionamentos tóxicos e muitos outros costumes podem colocar a perder todo o seu esforço em manter a imunidade alta. Ou seja, além desses novos costumes, deixe o que te faz mal para trás.

6. Pratique a meditação

Rubens de Aguiar Maciel, pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), faz estudos sobre a meditação. Segundo ele, “a prática da meditação aumenta a imunidade e altera a liberação de hormônios como o cortisol, associado ao estresse“.

Publicidade

7. Abuse dos óleos essenciais

No estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NIH), ficou provada a eficácia de alguns óleos para o aumento da imunidade. Eles afirmam que os óleos essenciais de gengibre, (Zingiber officinale) e cravo (Syzygium aromaticum) influenciaram a imunidade dos camundongos testados. Então, que tal adicionar um pouco de aromaterapia na sua casa ou escritório? Seguindo esses hábitos, fica mais fácil dar um impulso na imunidade e garantir maior qualidade de vida.

Sair da versão mobile