Hábitos antigos
Imagem: Freepik

Hábitos antigos que toda família deve cultivar

Certas coisas que fazíamos na infância, não são mais comuns entre as crianças de hoje em dia.

Publicidade

Os tempos mudam, a modernidade chega e o estilo de vida das pessoas deve se adaptar a estas mudanças. Mas, cultivar alguns hábitos antigos também é bom, principalmente quando envolvem apreciar os momentos em família e as belezas do mundo à nossa volta.

Uma coisa que a maioria de nós já percebeu é que as novas tecnologias estão afastando as pessoas do convívio social, ao menos pessoalmente. Estamos todos imersos no mundo digital, como se fosse possível substituir a nossa presença física ao lado das pessoas e em lugares.

Para que seus filhos pequenos tenham a oportunidade de criar boas memórias da infância, aprendendo a respeitar a natureza, refletir sobre a vida e cultivar boas amizades, cabe a você ensiná-los a preservar alguns hábitos antigos que muita gente já abandonou. Veja quais são:

Veja também: Família “adotou” vizinho idoso que perdeu esposa

Almoçar na mesa com a família

Almoço ou jantar servidos na mesa, com toda a família reunida para compartilhar o alimento. Você sabe o quão precioso é isso? Pode parecer apenas mais uma refeição, só que é algo que o passar dos anos vai mostrar como é importante cultivar.

Publicidade

E sem celulares! A ideia é que todos conversem, tenham interesse na vida dos familiares com quem vivem. Elogiem a comida, contem novidades, observem uns aos outros para se conhecerem melhor todos os dias.

Momentos na casa dos avós

Se você viveu bons momentos na casa dos seus avós na infância, com certeza se lembra deles até hoje, mesmo que sejam lembranças curtas. A lembrança real é um sentimento de gratidão, alegria e aprendizado que é único e que faz diferença na formação da nossa personalidade.

Permita que seus filhos apreciem os momentos simples na casa dos avós, criando as próprias brincadeiras, vendo fotos antigas da família, ouvindo histórias que você também ouvia antigamente. Essas experiências criam um sentimento de pertencimento bem valioso.

Conhecer os vizinhos

Você conhece todos os seus vizinhos, chama eles pelo nome e vocês se ajudam quando é preciso? Que sorte, porque as coisas estão mudando. Hoje em dia, muita gente vive dentro de casa com as cortinas fechadas e nem quer saber de conhecer quem mora ao lado.

Publicidade

Tudo bem que o mundo está mais perigoso, não é em todo lugar que as crianças podem brincar na rua até escurecer. Mesmo assim é possível se aproximar, conhecer os vizinhos, fazer amizade e cultivar uma rede de pessoas que podem se ajudar. Crianças costumam fazer ótimas amizades assim!

Sair a pé ou de bicicleta

Por mais que você viva em um centro urbano, onde tudo é longe demais para ir caminhando ou não é seguro andar de bicicleta, certamente há lugares na cidade em que é possível fazer uma caminhada junto à natureza ou pedalar com as crianças.

Esse é um dos hábitos antigos que nunca deve morrer, já que momentos assim proporcionam o autoconhecimento, a observação e a reflexão. Não precisa ser uma atividade específica, apenas uma caminhada livre para ensinar seus filhos o quanto isso é precioso.

Publicidade

Veja também: Homem fingiu a própria morte para reaproximar família

PODE GOSTAR TAMBÉM