Tem gente que deita na cama e pega no sono em poucos minutos, sem qualquer dificuldade. Mas, se com você não é tão simples, talvez os seus hábitos antes de dormir sejam o problema. Veja o que pode mudar na rua rotina na noite para conseguir dormir mais rápido e melhor.
1. Fazer a última refeição a menos de 3 horas antes de se deitar
Se for uma refeição bem leve, coma antes de faltarem 3 horas para ir dormir. Se for jantar algo mais pesado, em uma ocasião especial, deixe ainda mais horas de intervalo sem comer nada. Quando você vai dormir com o estômago cheio, fica desconfortável. Mesmo se pegar no sono, vai acordar com o corpo muito quente, com sede ou vontade de ir ao banheiro.
2. Tomar bebidas estimulantes à noite
Chá com cafeína, café, guaraná, refrigerante de cola, bebidas alcoólicas. Tudo isso deixa o seu corpo mais desperto e dificulta o processo de pegar no sono com tranquilidade. A partir do final da tarde, beba apenas água, chás sem cafeína ou algum suco sem açúcar adicionado.
3. Praticar atividade física à noite
É comum pensar que, depois da atividade física à noite, seu corpo vai estar bem cansado e vai pegar no sono rapidinho. Mas, depende. Cada pessoa tem um metabolismo diferente e pode acontecer o contrário. O corpo pode demorar horas para se acalmar e se preparar para o sono. Se isso acontece com você, prefira se exercitar durante o dia.
4. Dormir com roupas desconfortáveis
Tem gente que gosta de dormir de pijamas, outros preferem só roupas íntimas ou roupa nenhuma. O que não serve é colocar uma blusa ou uma calça que sejam meio apertadas ou que o tecido incomode. Para dormir bem, nada pode estar incomodando no seu corpo. Invista em pijamas ou roupas mais velhas, limpinhas e larguinhas, bem confortáveis.
5. Ficar no celular, já na cama
Você precisa se desligar da internet pelo menos meia hora antes de ir dormir. É importante desconectar seu cérebro da tela brilhante e do excesso de informação pelo mesmo motivo que não deve se exercitar ou tomar bebidas estimulantes. Seu cérebro precisa se acalmar para liberar o hormônio do sono, a melatonina, e ter vontade de dormir.
6. Fumar
É difícil para um fumante decidir não fumar a partir do começo da noite. Mas, o cigarro pode ser o grande vilão da sua dificuldade para dormir ou se manter dormindo, pois ele é estimulante. Além do mais, deixa boca seca, fazendo você acordar para beber água e, depois, para fazer xixi.
7. Não ter rotina para ir dormir
Se você sempre escolhe horários bem diferentes para ir dormir, pois não gosta de rotina, seu corpo terá mais dificuldade em saber quando começar a liberar o hormônio do sono. Se quiser dormir melhor, procure ir para a cama todos os dias no mesmo horário.