Menu

Guia geral de como fazer poda nas plantas

Veja quais são os principais tipos de podas e dicas importantes para não prejudicar as plantas nesse processo

Crédito: Freepik

Publicidade

Você já entendeu o básico sobre como fazer regas, escolher o substrato e adubar, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer a poda nas plantas? Então essas dicas vão te ajudar.

O que é a poda?

A poda é o processo de retirada de algumas partes das plantas para que elas se desenvolvam melhor, mais saudáveis e sua floração seja estimulada.

A poda pode ser apenas de limpeza para remover partes secas ou plantas invasoras, como também pode ser de condução para que uma planta trepadeira, pendente ou arbustiva cresça no formato desejado.

Algumas vezes é necessário fazer também a poda de raiz, quando ela está muito longa, saindo pelo vaso, ou quando está doente e precisa ser recuperada.

Publicidade

Ferramentas adequadas

Para fazer qualquer tipo de poda nas plantas é muito importante usar ferramentas adequadas, como tesouras de poda ou facas bem afiadas para que o corte seja fácil e certeiro, evitando machucar a planta.

Além disso, é essencial que a ferramenta esteja bem limpa para evitar que contamine a planta na hora da poda. Essa limpeza pode ser feita com água e sabão, e depois você pode passar a lâmina da ferramenta pelo fogo, seja do isqueiro ou do fogão, para esterilizar.

Época certa

Para a maioria das plantas, com florescimento na primavera e no verão, o ideal é fazer a poda nos meses de outono e inverno, de preferência quando a lua estiver nova ou minguante.

Essa dica é especialmente recomendada quando o objetivo da poda é limpar a planta das partes mortas e lhe dar força para estimular sua próxima floração.

Publicidade

Poda drástica em plantas dormentes

Muitas plantas entram em estado de dormência quando o inverno se aproxima. Nessa época, as folhas e caules podem apresentar manchas, amarelarem e secarem. A planta não morreu, não se preocupe.

Mas esse é um bom momento para fazer uma poda drástica, ou seja, cortar praticamente toda a parte da planta que fica para fora da terra, deixando apenas as bases e as raízes.

Assim, ela vai poupar energia porque não precisa ficar alimentando uma estrutura grande, e vai estar mais forte quando acordar e recomeçar seu crescimento.

Publicidade

Poda de limpeza

Mesmo quando não estiver na época do outono e inverno, se a sua planta estiver apresentando partes amareladas e secas, ou folhas doentes, você pode fazer uma poda de limpeza. Use a ferramenta para cortar apenas os caules que estejam velhos ou doentes.

Essa poda de limpeza também inclui limpar ao redor da planta, removendo as ervas daninhas que consomem os nutrientes da planta. Além disso, depois que a fase da floração terminar, você pode limpar os botões velhos que já murcharam.

Apenas evite fazer essa poda se a planta estiver no começo da época de florescimento, que é quando ela está mais ativa, distribuindo nutrientes para todas as partes. Não quebre esse ciclo ou poderá prejudicar o florescimento.

Publicidade

Poda de formação

A poda de formação é quando a planta não está precisando de uma poda de limpeza, mas está crescendo muito e ficando torta. Também pode ser quando a planta já terminou seu ciclo e está com ramos muito longos e desalinhados.

Em todo caso, essa poda serve para estimular a planta a formar novos raminhos, ficar mais cheia, bonita e forte.

Sempre que a planta tiver gema, precisa cortar logo acima de uma das gemas, que são como nozinhos ao longo do caule. É nessa parte que vão brotar novos ramos. Se ela não tiver gemas, pode cortar abaixo da parte que está velha ou torta.

Publicidade

Poda de colheita

Se você tem árvores frutíferas, na hora de colher os frutos, use a tesoura de poda e corte uma pequena parte do caule junto com o fruto, cerca de 1 centímetro. Assim, além de fazer o fruto durar mais tempo, nessa parte cortada vai brotar um novo ramo que vai produzir mais frutos na próxima época.

Poda das raízes

Às vezes a sua planta começa a ficar amarelada e parece não ter motivo. Você está regando certo, a terra está boa, o adubo está em dia, a iluminação também. Nesse caso, experimente remover a planta do vaso para dar uma olhada nas raízes. Pode ser que todo o fundo do vaso esteja tomado por raízes, às vezes até saindo pelos furinhos do vaso, então elas precisam ser podadas.

Para essa poda, use uma ferramenta, como um pequeno rastelo, para deixar as raízes mais soltas e conseguir cortar o excesso, ou use uma faca afiada e vá cortando o excesso da parte de fora, como se estivesse cortando os milhos de uma espiga. Depois coloque um pouco de substrato novo no vaso e coloque a planta de volta.

Publicidade

Poda de condução

Esse tipo de poda é bem comum nas plantas trepadeiras que vão tomando conta das paredes, treliças ou qualquer estrutura que esteja por perto. Após a época de floração, pode os ramos que estejam saindo do rumo para que voltem a ficar no formato desejado, conduzindo a planta para o lugar certo.

Podas específicas

Essas dicas que você viu acima são as mais básicas para as plantas de modo geral. Mas, algumas plantas necessitam de podas específicas, principalmente se for para produzir frutos em grande quantidade. Então, o ideal é pesquisar como a poda deve ser feita. Você pode obter informações técnicas no site da Embrapa.

Veja também: Como cultivar pedilanthus

Sair da versão mobile