Estar atento à coloração do cocô do bebê é importante, pois as fezes dão sinais sobre a saúde da criança. Nem sempre é motivo para preocupação, pois é comum que bebês bem novinhos tenham fezes com cor diferente, devido à adaptação ao leite e outros alimentos. Mesmo assim, existem outros motivos para a mudança de cor das fezes que precisam ser analisados pelo pediatra.
Esverdeado
Na primeira semana de vida é comum que as fezes do bebê sejam esverdeadas, pois o organismo está se acostumando com o leite da mãe. Mas, depois dessa fase, existe o risco de ser alguma infecção, efeito de algum medicamento ou mesmo a intolerância a algum alimento quando começar a introdução alimentar aos 6 meses de vida.
Amarelo
Enquanto o bebê está recebendo aleitamento exclusivo do peito, é normal que as fezes sejam amareladas. Mas, se essa cor aparecer na forma de diarreia ou depois de começar a introdução alimentar, pode ser um sinal de alerta.
Esbranquiçado
Quando as fezes apresentam partes esbranquiçadas pode ser sinal de falta de produção da bile pelo fígado, o que leva à dificuldade na digestão de gorduras que são as responsáveis pelas fezes mais escuras.
Avermelhado
Se o bebê já estiver na introdução alimentar, comendo beterraba, feijão, amora e outros frutos vermelhos, o tom avermelhado no cocô é devido a esses alimentos. Mas, se perceber que é mais parecido com sangue em algumas partes das fezes, é um sinal de alerta para hemorroidas, prisão de ventre ou infecção intestinal.
Marrom-escuro
O tom marrom-escuro pode significar excesso de ferro, pode ser por causa de feridas no seio da mãe durante a amamentação ou feridas no intestino do bebê.
Consistência das fezes do bebê
Além de observar a cor das fezes, também é bom prestar atenção na consistência, que deve ser pastosa. Quando o bebê é alimentado com leite em pó as vezes podem ficar mais consistentes ou em pequenos grumos, pois a digestão desse leite é mais difícil. Porém, se o bebê estiver com diarreia ou fezes duras, não é normal.
Prisão de ventre
Quando notar que as vezes são em menor quantidade que o comum, em forma de bolinhas duras, e o bebê estiver com dificuldade para defecar, é sinal de prisão de ventre. Pode ser por causa de desidratação, problemas de digestão de alimentos ou mudança na tolerância ao leite.
Diarreia
Se o bebê estiver fazendo fezes líquidas pelo menos 3 vezes ao dia, pode ser que esteja com alguma infecção, alergia ao leite ou a algum alimento.
O que fazer?
Em todos os casos, a recomendação é a mesma. Ficou com dúvida, fale com o pediatra. Mesmo se o bebê não apresentar sintomas de estar doente, como febre, prisão de ventre, diarreia ou choro intenso sem motivo aparente, não custa falar com o pediatra sobre a mudança na cor das fezes para tirar a dúvida e se livrar da preocupação.
Veja também: As 4 crises durante o crescimento do bebê