Pode até ser prático, mas guardar a comida na panela dentro da geladeira não é uma boa ideia. Isso porque pode apresentar diversos riscos, inclusive para a saúde. Veja quais são eles e as melhores formas de armazenar alimentos, com segurança e qualidade.
Desgasta as panelas
Guardar alimentos mais ácidos — como o molho de tomate, por exemplo — em panelas pode reduzir o tempo de vida delas. Por isso, não é recomendável para guardar alimentos, somente cozinhar. Esse caso finca ainda pior se a panela for de alumínio.
Altera as propriedades dos alimentos
Tanto o sabor, quanto o aroma podem ser alterados quando você guarda comida na panela. Há uma falta de vedação da tampa, fazendo com que aconteçam trocas com o ar da geladeira. Além disso, tende também a ressecar mais.
Contamina o alimento
O alumínio está presente em muitas cozinhas e, quando em excesso, pode intoxicar o organismo. Ele é o material que compõe muitas panelas e o contato prolongado com o alimento pode fazer com que ele passe a ter pequenas partículas do metal, contaminando o corpo.
Como guardar alimentos na geladeira corretamente
Agora que você já sabe o porquê de não usar as panelas na geladeira, veja quais são as práticas mais recomendadas para manter a higiene e segurança:
- Armazene assim que estiver em temperatura morna, para evitar a proliferação de bactérias;
- Use potes hermeticamente fechados;
- Os materiais ideais são o vidro e o plástico sem BPA;
- Se for usar plástico filme, dar a volta completa no alimento;
- Mantenha os itens que precisam de maior refrigeração na parte alta;
- Saladas devem ser guardadas nas prateleiras e gavetas mais baixas, sempre embaladas em plástico.