guardar cobertas de inverno
Crédito: Freepik

Como guardar cobertores e edredons no fim do inverno

Veja o passo a passo para evitar que as cobertas fiquem mofadas e com cheiro ruim

Publicidade

Já enjoou dos meses de frio e agora está abrindo espaço nos armários para as roupas de verão? As roupas de cama pesadas e grossas também precisam ser substituídas pelas mais leves. Então, veja essas dicas de como guardar cobertores e edredons até o próximo inverno.

Dicas para armazenar cobertores e edredons de inverno

Essas dicas servem para você guardar os cobertores e edredons evitando que eles fiquem mofados e também para que ocupem menos espaço possível, já que são grandes.

Lavar e secar

Mesmo que os cobertores e edredons vão ficar sem uso pelos próximos meses, eles devem ser guardados limpos e completamente secos. Pode não parecer, mas ao longo dos dias e noites de uso, as cobertas acumulam suor, poeira, cabelos e células mortas do seu corpo. Esses resíduos são úmidos e vão fazer a coberta embolorar se for guardada suja. Então, lave na máquina e deixe secar no varal e um dia de sol forte para que fique completamente seca.

Limpar os armários

Enquanto as cobertas estão no varal, abra espaço no armário para guardá-las e faça uma boa limpeza. Pode limpar com água morna e detergente mesmo, umedecendo um pano limpo com essa mistura. Depois de limpar, passe um pano seco e deixe as portas do armário abertas para arejar e secar por completo. Abra as janelas e portas do cômodo para ajudar a secar melhor, e faça isso em um dia de sol forte.

Publicidade

Usar absorventes de umidade

Mesmo com o armário e as cobertas bem limpos e secos, durante o inverno é comum chover mais, e assim o clima fica mais úmido. Além do mais, muitas pessoas moram em casas úmidas.

Aliás, aproveite e veja como reduzir a umidade da casa.

Então, uma dica bem útil para prevenir que essa umidade do ar faça suas cobertas mofarem e ficarem com cheiro ruim é usar absorventes de umidade, como os saquinhos de sílica gel, que você pode comprar ou que vêm junto em vários tipos de embalagens de produtos variados.

Se não tiver a sílica, pode fazer trouxinhas de tule ou de TNT com pequenas porções de arroz cru, sal grosso ou com giz. Troque os saquinhos por novos a cada mês, pois eles deixam de ser úteis depois que já absorveram um pouco de umidade.

Publicidade

Embalar em plásticos

Mais uma forma de proteger as cobertas é dobrá-las muito bem e guardar cada uma dentro de embalagens plásticas bem justas. Se for possível, embalar a vácuo é a melhor opção de todas, pois aí você evita completamente o contato do tecido com a umidade do ar.

Mas, se não tiver como fazer isso, pode usar aquele plástico que vem junto com o coberta quando você compra. Assim você também ganha espaço no armário, pois as cobertas vão ficar mais firmes, sem desdobrar sozinhas.

PODE GOSTAR TAMBÉM