Tosse, espirros, nariz escorrendo ou entupido, muito cansaço. Esses são sinais que costumam apresentar que o organismo não está bem, sendo comuns em gripe ou resfriado.
É comum a banalização da gripe: no primeiro espirro, a pessoa já é considerada gripada, mas não é assim que acontece. Veja quais são os sintomas para conseguir diferenciar a gripe ou resfriado.
Sintomas de gripe
A gripe, ao contrário do resfriado, pode te derrubar. Ela vem de uma vez, sem dar muitos indícios, já com os seguintes sintomas, bem acentuados ou prestes a se desenvolver:
- Febre alta e persistente;
- Tosse seca ou com produção de muco;
- Dor intensa na garganta;
- Coriza;
- Nariz entupido;
- Dor no corpo, na face e na cabeça;
- Fadiga completa a ponto de não conseguir sair da cama.
A gripe é causada pelo vírus influenza e se dá em todo o trato respiratório, envolvendo os pulmões. Ela pode evoluir para uma bronquite ou até mesmo pneumonia, sendo assim necessário que se evite a contaminação.
Formas de transmissão
A gripe tem origem viral e seu contágio se dá principalmente pelo ar. Ao tossir, espirrar e até falar, a pessoa contaminada propaga o vírus no ambiente, podendo transmitir a doença para os que estão em volta.
Essa não é a única forma de contágio. Um aperto de mão, copos e talheres compartilhados, beijos, corrimões de escadas em locais públicos, compartilhamento de objetos e afins podem também passar o vírus.
Como tratar gripe
O tratamento se dá de forma mais ostensiva do que no resfriado, pois os sintomas são mais fortes, exigindo uma postura mais proativa de solução. Remédios para controlar a temperatura (evite os que contém ácido acetilsalicílico na composição), a dor, outros para fortalecer o sistema imunológico e para facilitar a saída do muco.
No mais, é muito repouso, beber mais líquido do que o de costume e tentar se alimentar adequadamente, para dar energia para o corpo poder se recuperar.
Termina mais ou menos em duas semanas, precisando ainda de um tempo maior para a recuperação do organismo, que pode ter ficado debilitado depois do ocorrido.
Sintomas de resfriado
O resfriado é mais leve e não te impede de levantar e fazer suas obrigações, apesar de todo o mal estar envolvido. Ele leva mais tempo para chegar, dando inclusive para perceber quando está por vir, começando com um mal estar em um dia, nariz escorrendo em outro e assim por diante.
Veja quais são os principais sintomas:
- Febre bem leve ou pré-febre;
- Tosse seca ou com produção de muco;
- Dor leve, arranhão ou coceira na garganta;
- Coriza;
- Nariz entupido;
- Dor no corpo, na face e de cabeça, mas com menor intensidade;
- Cansaço para as atividades do dia a dia, sensação de moleza.
Ele é causado pelo rinovírus e atinge somente o trato respiratório superior, deixando o pulmão de lado, o que dá uma dimensão de menor gravidade à doença.
Formas de transmissão
Gripe ou resfriado são transmitidos pelo vírus influenza, já que ambos são da mesma família. Para evitar a transmissão, é necessário ter cuidado ao espirrar e tossir, cobrindo sempre a boca e o nariz.
Para isso, você pode usar um lenço ou até mesmo a parte interna da manga do casaco para espirrar, sendo o primeiro mais efetivo, de acordo com um estudo. Veja os detalhes em vídeo.
Como tratar resfriado
O tratamento é mais simples, sendo apenas sintomático, com descanso apropriado, boa alimentação e uma correta ingestão de líquidos, prezando por aqueles que possam ajudar na recuperação, como sucos nutritivos e vitamina C.
Chás contra resfriados e remédios naturais também podem ajudar a se recuperar mais rapidamente, fazendo com que seu corpo reaja melhor ao processo.