A gratidão faz parte das pessoas, embora nem todos pratiquem. Quem é grato, sente o poder desse sentimento na vida, pois a gratidão estimula a resiliência, que é a capacidade de se recuperar mais rapidamente de situações difíceis. Mesmo já sabendo como é o sentimento, é bom saber também o que a ciência tem a dizer da relação entre gratidão e saúde.
Veja também: Fotos que mostram a gratidão e o verdadeiro valor da vida
A prática da gratidão melhora a forma de ver a vida
A pesquisadora Fuschia Sirois, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, estuda a gratidão, a compaixão e o papel de ambas em nossa saúde e bem-estar.
Quando ela realiza pesquisas sobre o tema, pede para que os participantes pensem em três coisas pelas quais são gratos. Ela também propõe que as pessoas mantenham um diário de gratidão, no qual escrevem pelo que sentem gratidão.
A ideia é que a prática leve ao aprimoramento contínuo. Ou seja, quanto mais você expressa gratidão de forma genuína sobre as coisas que lhe acontecem, mais você treina o seu cérebro para desenvolver uma mentalidade mais disposta à gratidão. E isso faz com que você tenha uma perspectiva mais positiva sobre a vida em geral.
“Muitas das pesquisas que fiz sobre a gratidão examinam os benefícios potenciais da gratidão em situações de estresse contínuo – especificamente em pessoas que vivem com condições de saúde crônicas. Quem vive com uma condição de saúde crônica muitas vezes vive um estresse contínuo, com muita dor e limitações funcionais”, explica.
Benefícios da gratidão para o corpo e a mente
O intuito de praticar a gratidão nas coisas mais simples da vida é viver melhor, aprendendo a reconhecer mais momentos de felicidade que acontecem o tempo todo.
Muitas pessoas são felizes e não sabem, pois acreditam que a felicidade só existe quando nada na vida dá errado.
Mas, é impossível evitar falhas e problemas. O que se pode fazer é agradecer por tudo que dá certo (ou que, pelo menos, não dá errado) e pelo aprendizado que vem com os erros.
Da mesma forma que você agradece pelas pequenas coisas, como pelo sol, por acordar e ter o que comer, os efeitos da gratidão surgem nos detalhes da sua rotina, como:
Melhora na qualidade do sono
Porque, ao desenvolver uma perspectiva mais positiva sobre as coisas, as preocupações ficam com menos espaço na mente. Se a sua insônia é por excesso de preocupações, seu sono tende a ser mais tranquilo e revitalizante.
Alívio de dores
Claro que ser positivo não substitui os remédios. Mas, quando você está com dor e foca nessa dor, pensando no quanto ela está prejudicando sua vida e lhe fazendo sofrer, mais dor você vai sentir.
Agora, se você tomar o remédio, deixá-lo fazer efeito e voltar sua atenção para as coisas que estão fazendo você se recuperar e estar cada dia melhor, a dor vai deixar de ser o foco do seu cérebro.
Estímulo para se cuidar melhor
Tudo o que somos capaz de realizar na mente pode ser trazido para a realidade. É mais fácil comprovar isso com coisas pequenas, e o hábito da gratidão é um ótimo exemplo.
Quando você pensa, escreve e fala sobre as coisas pelas quais é grato, a gratidão se transfere para as suas atitudes. Ou seja, você sente mais motivação para se cuidar, pois quer aproveitar tudo de bom que a vida tem para oferecer.
Sistema imune fortalecido
Quando se é uma pessoa com atitudes positivas diante da vida, preferindo enxergar soluções ao invés de reclamar, você se torna uma pessoa mais feliz, passa a se cuidar melhor e a consequência é uma saúde mais forte. A sua mentalidade coloca seu corpo em um estado de autocuidado que beneficia sua saúde em geral.
Veja também: Lista de 9 motivos para ser grato no meio de tanta coisa ruim