Menu

Granilite: o revestimento de piso e parede que voltou à moda

Antigamente ele era bastante comum como alternativa aos revestimentos de mármore e granito

Crédito: Freepik

Publicidade

Na década de 1940 era bem comum encontrar o piso de granilite nas casas. Aliás, não apenas no piso, esse revestimento também era usado nas paredes e nas bancadas. Então, se você estiver construindo ou reformando, e pensando em como podem ser os novos revestimentos, fica aqui a sugestão. Saiba mais sobre o granilite e veja fotos para se inspirar a escolher o seu modelo preferido.

O que é granilite?

O granilite é feito com uma mistura de areia, cimento, água e grãos minerais. Esses grãos podem ser granito, quartzo ou mármore, em variados tamanhos. A massa que resulta dessa mistura é aplicada na superfície, depois é nivelada e o acabamento fica do tipo monolítico, ou seja, que não possui juntas de marcação: é uma coisa só, em toda a superfície.

Tipos de granilite

Basicamente, existem dois tipos de granilite, que ficam com uma aparência diferente e também são recomendados para usos específicos.

Granilite polido

Esse modelo é quando a superfície é polida para ficar lisa, impermeável e mais brilhante. Mas, por causa disso, fica um piso bem escorregadio. Então, é ideal para usar em paredes e bancadas, evitando usar no chão.

Publicidade

Granilite fulgê

Já o modelo fulgê não é polido, e a superfície fica mais áspera e antiderrapante. Os grãos minerais não polidos causam esse efeito de trava. Esse é um bom tipo para colocar no chão, evitando o risco de quedas.

Vantagens

Qualquer estilo de projeto arquitetônico pode receber esse revestimento, já que ele é adaptável, com diferentes modelos e cores. Fica especialmente bonito em projetos com toque retrô, justamente porque ela mais usado há 80 anos.

Beleza

Como é uma tendência de que está voltando à moda, o granilite é visto com uma beleza incomum. Afinal, agora as pessoas estão mais acostumadas com pisos de azulejo, porcelanato, vinílico e laminado, então o granilite chega para surpreender, com um visual bem diferente de todas essas opções. A casa ganha muita personalidade com esse revestimento.

Variedade

Você pode escolher não apenas os tipos e tamanhos de pedras que vai querer no seu granilite, como também as cores. É possível misturar corante na massa, e assim o seu revestimento pode ser azul, vermelho, verde, amarelo e muitas outras opções.

Publicidade

Resistência

A forma de aplicação na superfície, e também parte da mistura da massa do granilite lembram o cimento queimado, que também é um revestimento monolítico. Mas, o granilite ganha no quesito resistência por conta das pedras duras que são misturadas.

Fácil de limpar

Para mantê-lo bonito e bem limpo, basta usar pano com água e detergente. Esse tipo de revestimento não precisa de outro tipo de manutenção.

Desvantagens

É claro que nem tudo são flores, mas as desvantagens de colocar o granilite não são tão ruins assim.

Publicidade

Precisa de mão de obra especializada

Se decidir colocar granilite no seu projeto, precisa fazer uma boa pesquisa para encontrar mão de obra especializada e de alta qualidade. Se a aplicação fica malfeita, poderão ocorrer fissuras e rachaduras ao longo do tempo.

É um procedimento lento

Como é um revestimento feito de uma massa fresca, o granilite precisa de um tempo de cura até ficar pronto. O modelo polido pode levar uns 20 dias, enquanto o pulgê leva mais ou menos 15 dias para poder ser usado. É necessário respeitar esse tempo para evitar que ocorram problemas futuros.

Granilite é barato?

Depende do ponto de vista. Quando o granilite surgiu, foi uma solução de custo reduzido para os revestimentos feitos puramente com mármore ou granito. Porém, se comparado com azulejos, porcelanatos, vinílicos e laminados, ele é mais caro.

Publicidade

Imagens para inspiração

Já ficou com vontade de colocar no piso, nas paredes, mesas e bancadas da sua casa? Então veja essas fotos para desejar ainda mais.

O mesmo revestimento no piso e em uma das paredes

O visual pode ficar bem refinado

No piso e nas bancadas da cozinha

No balcão para dar um toque de cor à cozinha escura

Uma mistura de moderno com retrô

Bancada imponente com granilite preto e branco

Mais um modelo bem retrô com toque de modernidade

Combina com tonalidades vintage e com dourado

Na mesa e no piso, criando um visual leve e despojado

O clássico, muito usado em pátios

Crédito das imagens: Decor Fácil

Veja também: Como tirar ferrugem de piso

Sair da versão mobile