Nos filmes e séries dos Estados Unidos, estamos acostumados a ver os trabalhadores recebendo gorjetas em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e afins. De tanto ver, nos acostumamos e achamos normal dar gorjeta, embora não seja um hábito no Brasil.
Mas, nos Estados Unidos, dar gorjeta é muito importante e, se você não der, é considerado ofensivo. Isso porque os trabalhadores recebem salários baixos, não há contratos de trabalho para protegê-los, e são as gorjetas que complementam – e muito – a renda.
Na China não se deixa gorjeta
Na China e em outros países asiáticos a gorjeta não é uma prática comum, da mesma forma que funciona no Brasil. Aliás, durante muito tempo, dar gorjeta na China foi considerado suborno, e era proibido.
Em serviços de hotéis para clientes estrangeiros até se aceitam as gorjetas, já que são muitos os estrangeiros que oferecem, mas só os carregadores de malas, guias turísticos e motoristas de ônibus podem aceitar.
No Japão, depende da ocasião
Os japoneses aceitam receber gorjetas em ocasiões especiais, como casamentos e funerais, mas só isso. Se você oferecer uma gorjeta a um garçom, em uma situação comum do dia a dia, provavelmente ele irá se sentir ofendido. Eles são treinados para recusar educadamente.
Aproveite e veja: 30 Invenções do Japão para provar que eles vivem no futuro
Na França existem as taxas de serviço
As taxas de serviço não são bem uma gorjeta, pois a gorjeta é o cliente quem escolhe o valor. Na França, foi criada uma lei exigindo que os restaurantes adicionassem uma taxa de serviço às contas para melhorar os salários dos garçons e evitar que eles sejam dependentes das gorjetas opcionais.
Na Suíça arredonda-se o valor da conta
O hábito na Suíça é de deixar gorjeta arredondando o valor da conta para o atendente ficar com o troco. Os salários da Suíça são bem mais altos do que em outras partes da Europa, e isso faz muita gente pensar que todo mundo no país é rico, mas é um engano, pois o custo de vida é igualmente alto. Então, as gorjetas são bem-vindas.
Na Argentina pode oferecer gorjeta sem medo de rejeição
Por lei, é proibido dar gorjeta aos trabalhadores do setor de serviços de hotelaria e alimentação. Mas, apesar da lei, a prática é bastante comum e importante, pois pode representar até 40% do salário de um garçom, por exemplo.
Aproveite e veja: Fenômeno no céu fazem fiéis verem Virgem Maria na Argentina
Na Rússia, depende de que época você é
Na época da União Soviética, dar gorjetas era considerado uma ofensa à classe trabalhadora. Mas, a partir da década de 2000 as coisas mudaram. Então, você verá pessoas mais jovens oferecendo e aceitando a gorjeta, mas poderá ver recusa de pessoas mais velhas, seja para dar ou receber.
Veja também: Casal dá gorjeta equivalente a R$ 7.700 e deixam garçom emocionado