Menu

Golpe Uber: 5 dicas para você se proteger de vez

Se você costuma usar Uber e outros aplicativos de transporte, saiba como funcionam os golpes e como se proteger

Crédito: Freepik

Publicidade

Uber é uma empresa muito popular no Brasil e no mundo, transportando diversos passageiros a toda hora. Assim, há o Golpe Uber que está se tornando cada vez mais comum, por isso, saiba como ele funciona!

Veja também: 8 golpes muito comuns e como não cair neles

Golpe Uber: como funciona?

Imagine o cenário: você está saindo do mercado e uma grávida diz que está sem bateria e que necessita de um Uber para voltar para a casa. Diante disso, você pede o veículo para ela, parecendo apenas um pedido inofensivo. Porém, esse pedido tem uma armadilha.

Afinal, a pessoa irá colocar em um local para parar, onde já tem um assaltante esperando para abordar o veículo. Assim, o motorista ficará refém de um esquema organizado por uma quadrilha, gerando grandes prejuízos para ele, além dos riscos envolvidos.

Publicidade

Então, esse golpe representa um grande problema, já que é muito habitual que as pessoas disponibilizem o aplicativo delas para desconhecidos. Isso faz com que esse Golpe Uber, muito comum em mercados e hospitais, propague-se com maior facilidade.

Assim, esse é um golpe muito perigoso que está se propagando rapidamente pelos mais diversos locais. Por isso, é importante que se esteja atento para evitar se tornar refém de alguém mal intencionado que tente aplicar o golpe Uber, com técnicas emocionais.

Como evitar os diversos tipos de golpes no Uber

Mesmo que o Uber seja um aplicativo relativamente seguro, há alguns golpes que podem estar associados ao pedido de um veículo. Eles podem ser aplicados tanto com relação aos passageiros, quanto aos motoristas. Infelizmente, em ambos os casos, isso é até recorrente e deveria ser melhor comunicado.

Além de se tomar cuidado com o golpe que consiste em outra pessoa pedir que você peça um veículo para ela e depois assaltar o motorista no destino, é necessário que se tome cuidado para evitar outros truques que envolvam o pedido de um Uber. Assim, você irá prezar pela sua segurança, frente as mais diversas tentativas de golpe que possam surgir. Veja como fazer.

Publicidade

Não diga seu nome ao motorista

Se tiver o costume de questionar se o carro que encostou é para você dizendo o seu nome, deixe de fazer isso! Por norma, o motorista sabe o seu nome e é ele que deve perguntar, até para ele se sentir mais seguro. Aguarde que ele tome a iniciativa de perguntar e aí comprove que foi você que pediu o serviço.

Confirme se o motorista utiliza o aplicativo

Na maioria dos casos, os motoristas têm o aplicativo instalado no celular junto do painel do veículo. Nele, você pode conferir a sua foto e nome, antes da viagem começar. Assim, vai obter confirmação de que é aquele o seu motorista e não um golpista.

Divulgue a localização

É possível você compartilhar um link da sua localização com familiares e amigos, durante a sua viagem no Uber. Você só precisa acessar o menu da viagem e clicar em “Compartilhar rota”. Assim, quem tiver acesso à mensagem com o link vai poder assistir, em tempo real, ao seu caminho de volta a casa.

Publicidade

Siga a rota do veículo

Você pode ver no aplicativo o caminho que o Uber faz. Caso no mapa lhe pareça que o carro vem da esquerda, mas, chegou pela direita, pode significar algo de anormal. Se achar que ele está na rua da frente, mas apareceu pela traseira deve tomar cuidado.

Verifique sempre a placa do veículo

Sempre que o aplicativo escolhe o carro que vai prestar serviço a você, ele avisa a marca, o modelo e a placa dele. Caso não seja muito bom em distinguir carros pode sempre olhar para a placa para confirmar. Por fim, é importante que você jamais entre num carro sem antes ter checado a placa que está no aplicativo e a do veículo.

Leave a Reply

Sair da versão mobile