Golpe do treme treme no Uber deixa corrida mais cara
Crédito: Pexels

Golpe do treme treme no Uber deixa corrida mais cara

A ideia é aumentar a quilometragem rodada, aumentando o valor cobrado para o consumidor

Publicidade

A chegada de aplicativos como o Uber e 99POP sempre foi cercada de discussões e muita polêmica. Ao mesmo tempo, é certo que a economia e comodidade fazem com que valha a pena utilizar o serviço. Porém, o que o cliente vê é somente a ponta do processo dos serviços.

Até o seu Uber chegar até você, tem um processo de identificação e verificação via GPS, de quem está mais próximo ou que está na fila há mais tempo – no caso de aeroportos. Tem também um sistema integrado que “desenha” o seu trajeto, criando um custo fixo de viagem.

Porém, alguns motoristas de aplicativas sempre estão tentando achar uma forma de tirar vantagem. Seja burlando a fila no aeroporto ou, como o chamado de treme treme, aumentando a quilometragem para receber mais. Conheça essa técnica e o que está acontecendo.

Veja também: idosas deixam casa ilhada depois de anos cavando terreno com colher de pedreiro

Publicidade

Treme treme: novo golpe no Uber

Essa modalidade vai influenciar no bolso do passageiro e também pesa para a empresa prestadora do serviço, no caso o Uber ou 99POP. Ele consiste em utilizar um recurso do sistema Android que trava o GPS.

Assim que aceita a corrida, o motorista coloca o celular no modo economia de bateria e desliga a tela. Pronto, golpe dado. Esse procedimento simples faz com que o GPS não funcione corretamente e fique instável (treme treme).

Dessa forma, ele passa a medir quilômetros a mais, aumentando o valor que o motorista vai receber do aplicativo. Uma medida corrupta, que prejudica a relação entre empresa, prestador de serviço e também sociedade.

O passageiro pagará a mais pela corrida, podendo chegar até a ser quatro vezes o valor original. Por isso é bom sempre conhecer o itinerário ou utilizar o serviço online do Uber que faz o cálculo para você, antes de chamar o motorista.

Publicidade

Assim, você já sabe quanto irá custar a viagem e pode fazer a queixa,depois de aceitar a corrida. O aplicativo também está mudando a sua forma de cancelamento, eliminando a taxa se for feito em menos de 2 minutos. Esse novo modo está em teste no Rio de Janeiro.

Para funcionar bem e se consolidar no mercado, a empresa e seus colaboradores devem passar confiança, o que está cada vez menos comum. Como resultado, menos pessoas utilizando a plataforma e muitos motoristas banidos.

Veja esse vídeo do canal de um motorista de Uber, que explica não somente o atual treme treme, mas também outras modalidades que burlam o sistema da plataforma.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM