A goiaba é uma fruta bem conhecida no Brasil e em muitas regiões tropicais do mundo todo. Seu nome científico é Psidium guajava, ela é nativa das regiões tropicais da América e pode ser encontrada em duas formas, com a casca verde e polpa vermelha ou com a casca amarelinha e polpa também em uma tonalidade semelhante, que é um creme claro. Se você aprecia essa fruta, conheça agora os benefícios que traz à saúde e sugestões de como consumir.
Benefícios da goiaba
Com uma polpa carnuda e suculenta e uma casca fina, fácil de comer, a goiaba tem em seu interior pequenas sementes que são bem duras, por isso devem ser mastigadas com cuidado. Como são bem pequenas, não faz mal se engoli-las inteiras.
Essa fruta doce é rica em nutrientes que favorecem a manutenção da saúde e a prevenção de doenças, em especial a fruta com polpa vermelha, que contém mais princípios ativos. Conheça seus principais benefícios.
Antidiarreica
Uma das propriedades mais conhecidas dessa fruta é o combate à diarreia e auxílio no tratamento de infecções intestinais causadas por bactérias e parasitas.
Para esse tratamento deve-se fazer um chá com o “olho de goiaba”, que é quando você arranca um galho com folhas da árvore e escolhe a parte da ponta, onde estão folhas maiores e um brotinho.
A quantidade para o chá deve ser de 15 olhos de goiaba para 1 litro de água. Deve-se consumir uma xícara de café bem pequena a cada meia hora.
Antidiabética
Essa fruta e suas folhas também possuem a propriedade de controlar as taxas de glicose no sangue, prevenindo o desenvolvimento de diabetes em quem ainda não tem. Ela também ajuda a controlar a doença em que já tem, no caso de ser diabetes tipo 2, aquele que se desenvolve ao longo da vida. Para esse efeito funcione, é essencial manter uma alimentação saudável e equilibrada.
Anti-inflamatória e antitérmica
Quando existe alguma inflamação no corpo, é comum que a pessoa tenha febre, pois é uma reação natural do sistema imunológico tentando combater a causa da inflamação.
O chá das folhas da goiabeira possuem propriedades que ajudam a reduzir a temperatura corporal e a controlar a inflamação, seja na garganta, no ouvido, nas articulações, olhos, unhas e outras partes. Mesmo assim, não use apenas esse chá como tratamento, e sim, para manter a febre sobre controle até chegar ao médico.
Analgésica
Quando o corpo está com inflamação e febre, geralmente a região inflamada vai causar dor ou desconforto. O chá feito com as folhas da planta tem um terceiro benefício nesse sentido que é analgésico, ou seja, age no sistema nervoso promovendo a redução da sensação de dor.
Aliás, não funciona apenas quando há inflamação, mas também para cólicas e dores de cabeça, por exemplo.
Depressora do sistema nervoso central
Pessoas que sofrem com alto estresse e a ansiedade podem fazer uso do chá de goiabeira e incluir essa fruta na rotina para ajudar a relaxar, acalmar e a dormir melhor. Pessoas que sofrem com a insônia, que é a dificuldade de pegar no sono ou se manter dormindo, também vão se beneficiar ao consumir uma xícara desse chá antes de irem para a cama.
Controle da pressão arterial
Esse efeito hipotensor, ou seja, de reduzir a pressão arterial, também beneficia as pessoas que sofrem com o estresse, a ansiedade e a insônia. Além disso, é um bom efeito para quem tem pressão alta. Nesse caso, o uso do chá deve ser feito com acompanhamento médico e junto de uma alimentação que favoreça o controle adequado da pressão.
Protetora do fígado
Existem nas folhas e no fruto da goiabeira uma propriedade que protege o fígado contra as lesões decorrentes do excesso de toxinas. Essas toxinas podem ser acumuladas por causa do uso contínuo ou frequente de medicamentos ou de uma alimentação deficiente. Portanto, beber o chá deve ser um método coadjuvante a uma alimentação saudável e o consumo de bastante água ao longo do dia.
Cicatrizante
Pode-se utilizar as folhas da goiabeira para fazer um emplastro, que é quando você macera bem as folhas e forma uma pasta grossa. Essa pasta, ou mesmo o chá, pode ser usada para lavar feridas na pele ou nas mucosas, ajudando a combater a infecção e a cicatrizar o tecido.
Propriedades nutricionais
Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a cada 100 gramas de goiaba vermelha com casca e crua, você consome:
- Valor energético: 54 kcal;
- Proteína: 1,1 g;
- Lipídeo: 0,4 g;
- Carboidrato: 13 g;
- Fibra alimentar: 6,2 g;
- Cálcio: 4 mg;
- Magnésio: 7 mg;
- Fósforo: 15 mg;
- Potássio: 198 mg;
- Vitamina C: 80,6 mg.
Goiaba engorda?
A goiaba não é uma fruta muito calórica, nem tão açucarada. Ao mesmo tempo, oferece fibras que ajudam a regular o intestino, a sentir menos fome fora de hora e a reduzir o inchaço.
Seus efeitos contra a pressão alta e contra o diabetes também são importantes para ajudar o corpo a trabalhar em equilíbrio, favorecendo o emagrecimento. Então, se comer a fruta sem exagero e em receitas saudáveis, ela não engorda.
Cura cólera?
A cólera é uma infecção intestinal causada por bactérias do tipo Vibrio cholerae. Os sintomas da doença são típicos de outros problemas no intestino, como cólica, diarreia forte, fraqueza, febre, dores no corpo e desidratação.
Ao perceber os sintomas e desconfiar que possa ter sido contaminado por alimentos ou água infectados por essa bactéria, deve-se procurar o médico imediatamente.
Em paralelo, enquanto a consulta médica não acontece, pode, sim, tomar o chá de goiabeira, conforme recomendado no benefício antidiarreico da planta. Vai ajudar a controlar os sintomas, mas não deve ser usado como único método de tratamento, especialmente em crianças e idosos que têm o organismo mais frágil.
Como consumir
Além do consumo in natura, há muito mais formas de aproveitar o sabor e os benefícios dessa fruta. Você pode fazer deliciosos doces de goiaba para passar em pães, bolos, tortas e sobremesas.
Também pode fazer sucos, vitaminas, sorvete, pudim, molho para pratos salgados e incluir a fruta nas suas saladas frescas em fatias bem finas.
Com as folhas da goiabeira pode-se fazer o chá, recomendado para o tratamento dos problemas de saúde mencionados anteriormente.
Contraindicações e cuidados a ter
Um dos cuidados que deve ter com o chá das folhas dessa fruta é não tomar em excesso. Em especial se o objetivo for controlar as taxas de glicose no sangue, se exagerar, poderá ter sintomas de hipoglicemia.
O excesso de chá também pode causar prisão de ventre, justamente por causa do efeito antidiarreico. Se você não estiver querendo tratar diarreia, pode acabar com o intestino preso.
Pelo fato de o chá de goiabeira atuar na indução do sono, evite tomá-lo antes de praticar atividade física, dirigir ou fazer qualquer atividade de risco ou que exija muita concentração.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os efeitos desejados, utilize o chá da fruta com moderação ao mesmo tempo em que mantém um estilo de vida saudável.