Menu

Gloxínia: cultive essa linda flor no seu jardim

Ela é prima das violetas, então o cultivo é parecido. Mas, no inverno, ela adormece e perde todas as folhas, assim como as tulipas

Crédito: Freepik

Publicidade

O nome científico da gloxínia é Sinningia speciosa. Essa é uma planta híbrida, mas que surgiram de espécies nativas do Brasil. Embora possam ser cultivadas no jardim, são muito usadas para ornamentar ambientes em vasos e jardineiras.

As flores da gloxínia são um encanto aos olhos. No vaso, elas ficam com uma aparência folhosa semelhante às violetas, embora os formatos das folhas e flores sejam diferentes. Mas, debaixo da terra, elas são tuberosas como as tulipas, com aquelas batatinhas que armazenam água e nutrientes, principalmente na época de dormência da planta, que ocorre no outono e inverno.

A gloxínia atinge cerca de 30 centímetros de altura, ela tem folhas grandes, ovaladas e de um tom verde-escuro, com algumas penugens, daí que lembram as folhas das violetas, não por acaso são “primas”.

Você pode escolher ter gloxínias com flores de pétalas simples ou dobradas, e nas mais variadas cores para fazer uma composição bem alegre e multicolorida na sua casa e no seu jardim.

Publicidade

Luz ideal

Crédito: Freepik

A melhor luz para sua gloxínia é a meia-sombra, ou seja, com algumas horas de sol por dia pegando sobre a planta, de preferência em ambientes internos ou, se plantá-la no jardim, escolha um local que garanta sombra metade do dia e que não tenha fortes ventos.

Regas

Crédito: Freepik

As regas devem ser moderadas, quando notar que o solo está secando na parte de cima. Procure regar apenas o solo, e não as folhas nem as flores. Se a sua planta estiver em dormência, apenas com a batatinha embaixo da terra, não precisa regar. Basta esperar que a primavera volte para que sua planta renasça e você retome os cuidados normais.

Terra para plantio

Crédito: Freepik

Escolha uma terra mais porosa e fibrosa, rica em matéria orgânica. Se tiver um bom solo no seu jardim, melhor ainda.

Adubação

Crédito: Reprodução

Se você conseguiu usar uma terra rica em matéria orgânica no plantio, não precisa adubar sua gloxínia. Se já faz um tempo que você plantou, e logo vai chegar a primavera, pode dar um pouco de adubo rico em fósforo para estimular uma linda floração. Só não adube enquanto ela já estiver dando flores.

Publicidade

Podas

Crédito: Reprodução

Pode fazer apenas uma poda de limpeza nessa planta, removendo as folhas mortas ou secas. Mantenha apenas as partes mais bonitas e saudáveis.

Reprodução

Crédito: Reprodução

Você pode comprar e plantar sementes de gloxínia ou pode pegar uma folha bonita, saudável e adulta e colocar para enraizar na água ou sobre uma terra bem arenosa, regando de vez em quando e protegendo do sol direto até formar raízes. Se fizer o processo na água, plante na terra quando ela enraizar.

Sair da versão mobile