Para ter cabelos bonitos e saudáveis, os cuidados devem ser diários. Além de usar xampu, condicionador e finalizador para o seu tipo de cabelo, tem vários outros tipos de tratamentos que pode fazer. Um deles é usar glicerina no cabelo. Veja quais são os benefícios e como fazer a aplicação do jeito certo.
Como usar
A glicerina é um composto presente na gordura animal, de determinadas plantas e que também pode ser extraída do petróleo. Ela é componente importante de diversos produtos cosméticos, farmacológicos, alimentícios e até têxteis. Também é possível encontrá-la para misturar com cremes hidratantes e aplicar no cabelo.
Para essa finalidade, você a encontra em lojas de cosméticos e farmácias. Ela é chamada de glicerina destilada, pois é praticamente pura. É diferente de outros tipos, como, por exemplo, a que se compra em barra para fazer sabonete artesanal. Você deve buscar pelo tipo próprio para usar no cabelo. Veja como fazer a hidratação:
Ingredientes
Glicerina destilada: 1 colher (sopa);
Máscara de hidratação: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Misture os dois ingredientes. Aumente essa quantidade de forma proporcional se o cabelo for muito longo ou volumoso;
- Feita essa mistura, deve lavar o cabelo com xampu, escorrer bem, dividir em mechas e aplicar como uma máscara comum, da raiz às pontas;
- Depois faça um coque e, se tiver, coloque uma touca de banho ou touca térmica. Deixe agir por 20 minutos;
- Em seguida é só lavar e finalizar o cabelo normalmente, usando água morna.
Benefícios
A glicerina tem ação umectante e espessante. Pelo fato de ela reter as moléculas de água ao seu redor, atua como hidratante, emoliente e lubrificante. No cabelo, ela promove os seguintes benefícios:
Hidratação
Ela forma uma camada protetora sobre os fios. Assim, a água não evapora tão facilmente quando o cabelo é exposto ao sol, ao secador ou à chapinha.
Redução de frizz
Justamente por conta do efeito que atua na preservação da hidratação, essa mesma camada protetora vai manter os fios mais comportados, evitando o frizz.
Absorção de nutrientes
Por manter as moléculas de água aglutinadas ao seu entorno, também contribui para que os produtos de nutrição sejam melhor absorvidos pelo cabelo.
Cuidados a ter
Não é recomendado aplicar glicerina no cabelo sem fazer mistura com outros ingredientes, pois há o risco de ela absorver a água dos fios e causar o ressecamento.
Isso pode ocorrer porque a glicerina age conforme o estado do ambiente em volta. Se ela for usada no cabelo úmido e o ar do ambiente estiver muito seco, ela vai absorver a água do cabelo e mandar para o ar, para equilibrar a umidade.
Já se o ambiente estiver bem úmido, como por exemplo o banheiro depois do banho, você vai se beneficiar da aplicação. Então procure fazer a hidratação nesse ambiente.
Outro cuidado é não usar a glicerina no cabelo recém-pintado com tintura semi-permanente, pois pode desbotar.