A vida do ator Reynaldo Gianecchini passou por uma grande mudança em 2011 quando ele foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer que atinge as células de defesa do organismo.
Só que, para a surpresa de muitos fãs, o ator encarou o processo de cura da doença com uma mentalidade completamente positiva. Hoje em dia, ele fala que essa experiência agregou muito valor a sua vida.
“Foi um processo na minha vida muito bonito, na verdade. As pessoas estranham quando eu falo isso porque parece uma coisa muito cabeluda – e de certa forma é, você encarar a morte – , mas passar por isso me trouxe bênçãos inacreditáveis. Eu saí ganhando muita coisa, e eu tinha a percepção de que esse processo ia me trazer muito conhecimento”, afirmou o ator, em uma entrevista no podcast Novela das 9.
Não quer dizer que o ator não tenha sofrido ou sentido medo em alguns momentos. Mas, o que ele deseja transmitir às pessoas é que, quando uma situação desse tipo acontece, o melhor a fazer é enxergá-la pela perspectiva do aprendizado e da oportunidade de evoluir.
“A vida deve estar querendo me mostrar alguma coisa e eu não vou fugir disso, não vou negar, não vou achar que sou amaldiçoado por estar nessa posição’. E, honestamente, não estou falando da boca para fora: foi um processo lindo”, revelou.
Muitas pessoas, quando descobrem que estão com câncer, focam na dor, na tristeza, no castigo que estão recebendo. Mas Gianecchini fez o contrário e acha que deu certo.
“Eu não lembro de tristeza… Lembro de medos, de uma certa ansiedade, mas eu estava muito entregue para a minha cura, para buscar minha cura, meu autoconhecimento”.
Além de estar entregue à cura, colocando todas as suas energias em pensamentos e atitudes positivas, o ator também contou que suas prioridades mudaram.
“É muito difícil avaliar exatamente tudo que você aprende com esse processo. As fichas ainda estão caindo. Mas basicamente foi um ponto de mudança enorme nas minhas prioridades: onde eu estava dando importância, para quê dando importância, o que que pesa para mim no meu dia a dia, nas minhas escolhas. A partir dali começou a mudar muito.”
Por fim, ele deixou uma mensagem de determinação para as pessoas que estão vivendo situações semelhantes.
“Aceite o que a vida está te propondo e veja o que tem para ver, com o coração aberto. E você vai descobrir tanto amor nas novas possibilidades. Tudo tem muita coisa boa para a gente absorver.”