Bloquear pessoas nas redes sociais é uma forma prática de impedir que elas entrem em contato com você e vejam suas atualizações. Quando esse bloqueio é feito para afastar alguém que era muito próximo, mas que você brigou ou se magoou, por exemplo, chamamos de ghosting.
Esse termo vem do inglês ghost, que significa fantasma. Ou seja, você bloqueia com a intenção de tornar a pessoa “invisível” – pelo menos nas redes sociais –, como se isso resolvesse o problema entre vocês.
O ghosting é geralmente usado por pessoas que têm dificuldade em terminar relacionamentos, sejam românticos ou de amizade. Para evitar uma conversa difícil, basta bloquear e “desaparecer” da vida um do outro.
Dependendo do caso, o ghosting pode ser uma boa solução, pois há pessoas que devemos mesmo nos afastar devido ao risco que oferecem a nós. Mas, e se for apenas uma pessoa querida, que fica sem entender nada e merece uma explicação?
A questão é esta: se a pessoa merece uma explicação, mas você está evitando isso por falta de coragem ou por não saber o que dizer, não acha cruel fazer isso com ela? Como se sentiria se fizessem o mesmo com você? Provavelmente você diria: “poxa, não custava vir conversar”.
É este o ponto. Por mais que uma conversa possa ser difícil ou desagradável, se a pessoa merece o seu respeito, tenha essa conversa antes de bloqueá-la. Ou pelo menos envie uma explicação com seus motivos, seja por e-mail ou por alguma rede social. É uma questão de consideração, de ética pessoal, mesmo que você não queira ouvir o lado dela.
Evite fugir do problema, pois ele não vai desaparecer. Pode levar algum tempo, mas essa questão voltará para lhe assombrar. E se você mora na mesma cidade que a pessoa, ou vocês têm muitos amigos em comum, é muito provável que um reencontro constrangedor aconteça em breve.
Aproveite e veja: Como terminar um relacionamento de forma saudável?