Menu

GHB: o que é a perigosa droga usada por estupradores

Também conhecido como a droga do estupro, conheça seus efeitos e como evitar ser a próxima vítima

Crédito: Freepik

Publicidade

Você já ouviu falar da droga do estupro? A GHB é encontrada facilmente, apesar do seu uso criminal. Desenvolvida para ser utilizada na indústria, ela é colocada em bebidas para dopar as vítimas de estupradores. Conheça mais sobre ela e como se prevenir.

O que é?

O GHB é na realidade chamado de gama-hidroxibutirato, uma substância química desenvolvida na década de 90. Inicialmente, tentou-se dar o uso como anestésico, sem sucesso. Depois, foi estimulado o uso para atletas, visando o crescimento muscular, também sem comprovação de eficácia e muitos efeitos colaterais. Ele é uma substância sujeita ao controle especial pela Anvisa.

Apesar de banido pelo FDA (órgão similar à Anvisa, só que estadunidense), ele ainda é administrado como remédio para casos graves em doenças do sono e epilepsia. Ele também é utilizado na indústria como solvente, na forma de GBL, que quando misturado a algum alcaloide como o hidróxido de sódio, se consegue a droga.

Qual o efeito?

Infelizmente, apesar dos riscos relacionados – incluindo a morte – algumas pessoas utilizam a droga por causa dos seus efeitos. Entre eles, maior energia, desejo sexual, euforia e aspectos correlatos a bebidas alcoólicas. Porém, certamente é fundamental lembrar que, primeiro de tudo, ela é uma droga ilícita e extremamente viciante. Além disso, pode causar diversos efeitos nada agradáveis.

Publicidade

Por exemplo, a depender da quantidade, a droga pode causar tontura, vertigem, vômito, moleza e até apagão. Além de não se lembrar de nada do que aconteceu, a pessoa pode ficar em um estado similar ao coma, podendo ou não voltar à consciência. Se misturada a bebidas alcoólicas ou alguns medicamentos, além de algumas gotas a mais, pode ser fatal.

Como os estupradores usam

Por ser uma substância incolor, sem cheiro ou sabor, ela é facilmente misturada a bebidas como refrigerantes, sucos ou até mesmo água. E é exatamente disso que os estupradores tiram vantagem. Eles podem oferecer uma bebida envenenada para a vítima em potencial ou até mesmo pingar sem que ela veja, na própria bebida.

O efeito ocorre depois de 20 a 30 minutos, tempo em que ele se aproxima da vítima e a leva para o local onde irá cometer o crime. Normalmente a pessoa sai andando, trôpega e com a mente confusa, como se tivesse alcoolizada. E infelizmente, ninguém consegue perceber a diferença para proteger a vítima.

Como evitar

A melhor forma de evitar o contato com a droga é ouvir o velho conselho de mãe: nunca aceite nada de estranhos. Pode ser uma bebida, um doce… Qualquer alimento pode ser contaminado com a droga. Então, se um desconhecido – por mais simpático, articulado e bonito que seja – te oferecer uma bebida, rejeite.

Publicidade

Outro ponto vital, que certamente também já foi conselho de pessoas próximas a você, é que seu copo nunca deve ficar sozinho. Mesmo que você esteja na mesa com amigos, fique sempre de olho no seu copo e alimentos. Não vire de costas para ele a fim de conversar, se for se virar, segure o copo em suas mãos e garanta que a GHB não passará nem perto.

Sair da versão mobile