ser gentil com os outros faz bem para a saúde
Crédito: Freepik

Pesquisa: ser gentil com os outros faz bem para a saúde

Estudo provou que a gentileza pode ser excelente para o bem estar físico e psicológico

Publicidade

O pesquisador e professor da Universidade de Stanford (EUA), Dr. James Dorty, mostrou que quanto mais gentil você é, melhor fica a sua saúde. Ele explica isso muito bem em seu livro “Into the Magic Shop: A Neurosurgeon’s Quest to Discover the Mysteries of the Brain and Secrets of the Heart”. Nele, fala sobre os mistérios da mente, através de uma narrativa suave e interessante.

Ele explica que o cérebro é uma máquina e tanto, mas não foi feita para ser superestimulada, como acontece atualmente. Consequentemente, ele fica em estado de alerta – que ele chama de modo de ameaça – o tempo todo. Isso leva a uma maior produção de substâncias prejudiciais, como o cortisol e também de proteínas inflamatórias.

Dessa forma, se reduz a imunidade e também o tempo de vida das células, prejudicando o funcionamento do corpo. Aparecem então as doenças oportunistas, como alergias, gripes, inflamações em geral e muito mais. Isso sem falar da própria mente, que passa a não operar em sua melhor capacidade.

Gentileza e saúde

Porém, quando você reserva um tempo para ser gentil com o próximo (ou consigo mesmo), a mente entra no modo de descanso. Assim, o cérebro faz com que se mude a forma de reação aos eventos do cotidiano. Ao invés de reagir impensadamente através do medo, ansiedade ou estresse, o ritmo diminui, trazendo reações mais criativas e eficazes.

Publicidade

Além disso, quando se está nesse estado, mais calmo e focado em gentileza, pode-se retardar o envelhecimento das células. Também aumenta a imunidade e garante maior equilíbrio na tomada de decisão. Ou seja, gentileza gera muito mais do que gentileza. Na realidade, ela pode fazer muito bem para sua saúde. Comece a praticar agora! Deixe uma mensagem gentil para quem vai ler os comentários e melhore o dia de alguém.

PODE GOSTAR TAMBÉM