O gengibre em pó é uma alternativa ao gengibre em sua forma original, na raiz. Mas a principal diferença é que na forma de pó ele fica mais concentrado, então precisa ser usado com cautela.
Essa raiz de origem oriental já ganhou a casa de todos os brasileiros que buscam por uma vida mais saudável através dos alimentos naturais. Normalmente ela é comprada inteira e usa-se em fatias frescas, mas agora vamos falar de como você pode fazer o gengibre em pó na sua casa e dicas de como consumir.
4 usos para o gengibre em pó
Embora deva ser consumido com cuidado, o gengibre em pó é uma maneira mais fácil de incluir este ingrediente em muitas receitas, conforme verá nas sugestões a seguir.
1. Chá de gengibre em pó com limão
Assim como o chá de hibisco com gengibre, o chá de gengibre com limão vai muito bem para aliviar os sintomas da gripe.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Gengibre em pó: 1 colher de chá;
- Limão: 1 rodela;
Modo de preparo
1. Leve a água para aquecer. Quando estiver quase levantando fervura, desligue o fogo, coloque a colher de gengibre e abafe por 10 minutos.
2. Na hora de servir, coe, coloque a rodela de limão e está pronto para saborear, quente ou gelado.
2. Biscoito de gengibre em pó com limão e sementes de papoula
Essa é uma deliciosa sugestão para um lanche da tarde leve e saboroso. Se quiser que fique mais saudável substitua o trigo comum por integral e o açúcar refinado por demerara.
Ingredientes
- Gengibre em pó: 1 colher de chá;
- Trigo: 300 gramas;
- Extrato de baunilha: 1 colher de sobremesa;
- Açúcar: 100 gramas;
- Amêndoas picadas: 50 gramas;
- Limão: suco e raspas de 1 unidade;
- Sementes de papoula: 2 colheres de sopa;
- Manteiga derretida: 125 gramas;
- Ovo: 1 unidade.
Modo de preparo
1. Em uma tigela, misture o trigo com a manteiga derretida, o ovo e o açúcar até virar uma farofa úmida.
2. Acrescente a baunilha, o gengibre, o suco e as raspas de limão.
3. Depois, junte as sementes de papoula e as amêndoas, misture tudo muito bem e leve para descansar na geladeira por meia hora.
4. Passo esse tempo, enfarinhe uma superfície bem limpa e abra a massa com um rolo, na espessura em que vai querer os biscoitos. Corte com um molde ao seu gosto.
5. Coloque os biscoitos em uma forma forrada com papel manteiga e leve para assar em forno médio até que que estejam começando a dourar nas bordas. Deixe esfriar e estão prontos para comer.
3. Suco verde com gengibre em pó
Basta incluir um pouquinho de gengibre em pó no suco para ter um efeito termogênico e acelerar o metabolismo. Ótima opção para o pré-treino.
Ingredientes
- Água: 1 litro;
- Gengibre em pó: 1 colher de café;
- Laranja: 2 unidades;
- Couve: 3 folhas.
Modo de preparo
1. Comece preparando os ingredientes: descasque as laranjas, corte em gomos e retire as sementes. Lave as folhas de couve.
2. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata muito bem até ficar homogêneo.
3. Coe o suco, se quiser acrescente gelo, e beba na hora.
4. Gengibre em pó como tempero
Depois de saber como incluir o gengibre em pó em receitinhas simples, você já sabe qual a quantidade que pode usar para suas receitas, sejam doces ou salgadas.
A média é de uma colher de chá ou de café, não mais. Esse ingrediente pode ser usado para temperar sopas, caldos, cremes, risotos, carnes e onde mais você quiser usufruir do sabor do gengibre, seja para uso medicinal ou não.
Como fazer gengibre em pó ao Sol
Para fazer o seu gengibre em pó caseiro, compre raízes de gengibre no supermercado, na quantidade que desejar.
Depois, em casa, descasque-as, corte em pequenos palitos e disponha-os em uma forma e leve para secar ao Sol. Quanto mais quentes estiver, menos tempo irá levar.
Quando o gengibre estiver bem seco, bata no liquidificador até obter o pó e depois armazene em um recipiente de vidro bem fechado, em local seco e fresco.
Como fazer gengibre em pó no forno
Outra alternativa para fazer o gengibre em pó caseiro sem depender a intensidade do Sol é usar o seu forno. O procedimento é o mesmo: descascar o gengibre, cortar em palitos e dispor em uma forma.
Depois, leve ao forno em temperatura muito baixa, pois o objetivo não é assar, e sim, desidratar, da mesma forma que se faz com frutas desidratadas.
Este procedimento leva algumas horas, e o ideal é deixar o forno entreaberto para que o vapor saia. Fique observando e quando perceber que os palitos estão bem sequinhos (sem líquido), retire-os do forno.
Espere esfriar e bata no liquidificador até que vire pó. Depois armazene em um pote de vidro bem fechado e guarde em local seco e fresco.
Dica: Aprenda a fazer um bolo de gengibre
Além do biscoito, do chá e do suco, aprenda também a fazer uma receita de bolo utilizando seu gengibre em pó caseiro: