É antigo o uso de gengibre para tratar doenças. Para seu conhecimento, ele é um remédio natural muito certo para a flatulência, náuseas, enjoo, vômitos e falta de apetite. Além disso, e se lhe dissermos que também participa no tratamento contra o câncer? Ele não só atenua os efeitos adversos da radiação e da quimioterapia, como atua com a sua componente anti-inflamatória (evita o desenvolvimento de tumores pré-cancerosos), antioxidante e anticancerosa. Na verdade, a sua intervenção contra as metástases permite deter a propagação de tumores!
Saiba que o gengibre é um dos produtos naturais mais fortes na luta contra o câncer! Diversas pesquisas comprovam isso mesmo! Conheça algumas delas aqui!
Estudos que comprovam a eficácia do gengibre
1. Investigadores da Universidade da Geórgia conseguiram perceber que o gengibre é adequado ao câncer prostático. Esta pesquisa foi divulgada no British Journal of Nutrition e demonstrou que o extrato de gengibre inteiro consegue reduzir a dimensão do tumor prostático até 56%.
2. Profissionais da Faculdade de Ciências da Universidade Rei Abdulaziz, na Arábia Saudita, mais propriamente do Departamento de Ciências Biológicas, pesquisaram o efeito do extrato de gengibre no desenvolvimento celular do câncer mamário. Foi descoberto que ele detinha a propagação de células do câncer de mama sem atacar as saudáveis. Estes investigadores garantem que este alimento está a tornar-se um potencial tratamento de tumores mamários.
3. Uma pesquisa compartilhada, em 2006, na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer, demonstrou que o gengibre consegue intervir no combate do câncer do ovário e da próstata.
4. Estudiosos da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, foram capazes de identificar no gengibre fitonutrientes que evitam o desenvolvimento de células do câncer colorretal. Esta pesquisa demonstrou que as propriedades deste produto natural conseguem atuar como agentes quimioterapêuticos para o tumor colorretal e/ou quimiopreventivos eficientes.
5. Demais investigações apontam que o gengibre permite também lutar contra o câncer cutâneo, hepático, pancreático e pulmonar. Elas confirmam que esta raiz aniquila as células doentes por autofagia e por apoptose. Na autofagia, as células malignas são iludidas e incentivadas à autodigestão, segundo a professora J. Rebecca Liu, da Universidade de Michigan. Na apoptose, as células cancerígenas são levadas ao suicídio, acabam com elas próprias, permitindo que as células boas escapem.
Receita do chá de gengibre
- Ferva um litro de água.
- Assim que formar bolhinhas, deite as fatias de um pedaço de gengibre com +/- 6 cm.
- Vai cozinhar durante um quarto de hora.
- Depois, retire do fogão e aguarde que esfrie.
Convém que beba três xícaras deste chá todos os dias. Contudo, se tem hipertensão, precisa falar com o seu médico primeiro.