O gênero-fluido é uma das identidades de gênero que está ficando mais conhecida hoje em dia. Existem três identidades de gênero:
Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento.
Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento.
Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença”, nem com outro gênero. Esta pessoa pode não se ver em nenhum dos papéis comuns associados aos homens e as mulheres, bem como pode vivenciar uma mistura de ambos. Esta é a pessoa de gênero-fluido.
Veja também: O que significa LGBTIQIA+? Conheça cada letra da sigla
O que é gênero-fluido?
Uma pessoa de gênero-fluido é alguém que não se identifica só com um extremo, masculino ou feminino. É uma pessoa não-binária. É alguém que não se considera totalmente feminina ou masculina.
É alguém que flui entre os gêneros, entendendo que o gênero é uma construção social. Dependendo da época, a pessoa pode se identificar mais como homem, como mulher ou, então, com os dois ao mesmo tempo.
Veja também: O que significa ser uma pessoa assexual?
A bandeira gênero-fluido
A bandeira gênero-fluido foi criada em agosto de 2012 por JJ Poole, representando a flutuação e flexibilidade do gênero.
O rosa simboliza a feminilidade, o branco representa a ausência de gênero, o roxo é a combinação entre masculinidade e feminilidade, o preto mistura todos os gêneros e o azul representa a masculinidade.
Famosos de gênero-fluido assumidos
A melhor forma de normalizar todas as identidades de gênero é por meio da representatividade. É vendo pessoas de gênero-fluido que são influenciadoras e entendendo que existem mais formas de ser e encontrar o seu lugar no mundo.
Pabllo Vittar
A cantora e drag queen maranhense, Pabllo Vittar, fala sobre sua sexualidade e gênero publicamente há algum tempo. Em uma entrevista, a cantora conta: “eu sou menino, sou gay, faço drag, sou genderfluid […] gosto de transitar tanto no universo feminino quanto no masculino”.
Cara Delevingne
A modelo e atriz afirma que nada foi tão bom quanto entender o seu lugar no mundo. “Foi uma grande revolução perceber, pela primeira vez, que os gêneros são muito mais fluidos do que apenas masculino e feminino”.
Miley Cyrus
Miley é muito aberta sobre sua sexualidade e seu gênero. Ela já se definiu como pansexual e gênero-fluido. “Eu não me identifico como menino ou menina e não acho que meu companheiro tenha de ser definido dessa forma”.
Veja também: O que é pansexualidade?
Artigo com informações de Vittude/Dicas de Mulher