Já vimos aqui alguns casos de gêmeos siameses, como dos irmãos que nasceram unidos pela cabeça e foram separados. Hoje é a vez de conhecermos a história das gêmeas siamesas que nasceram ligadas do peito à pélvis.
O caso foi detectado quando Hannah, mãe das gêmeas, estava na 12ª semana de gestação. Naquele momento, Hannah e seu marido, Dan, já sabiam que enfrentariam grandes desafios.
Annabelle e Isabelle nasceram em março, na Irlanda do Norte, e a ideia era que fossem operadas logo em maio, mas, tiveram que adiar a cirurgia após elas terem contraído Covid-19 ainda recém-nascidas e também porque a equipe médica entraria de férias.
Veja também: Casal investiu equivalente a R$ 560 mil para engravidar – e nasceram gêmeos
A descoberta da gestação de gêmeas siamesas foi muito impactante. Hannah conta que “a parteira se manteve muito calma, naquele momento ela nos disse que eram gêmeos, mas que deveríamos ver o médico no hospital local. Sabíamos que eles estavam preocupados, mas fomos encaminhados para a medicina fetal em Belfast.”
“Foi quando nos disseram que as gêmeas eram siamesas. Nunca nos ocorreu que seria uma possibilidade. Enquanto estávamos fazendo essa varredura, ocorreu a nós dois. Antes mesmo que eu perguntasse: ‘Elas são siamesas?’ ele disse, ‘Sim, eu acho que elas são.'”
Depois do primeiro desafio fora do útero, que foi terem contraído Covid e terem se curado, as gêmeas siamesas se prepararam para a cirurgia de separação, que envolvia um procedimento muito delicado, já que elas compartilhavam intestino, bexiga e tinham uma das perninhas fundidas. Mas, o importante é que cada uma tem um coração.
A família foi encaminhada ao University College Hospital de Londres, onde os bebês foram recebidos por uma equipe especializada.
De lá, eles foram transferidos para o Great Ormond Street Hospital, o principal hospital especializado na Europa para separação de gêmeos siameses, onde a operação ocorreu no dia 21 de setembro.
“Annie e Issie foram separadas. Foi um dia muito longo, a cirurgia delas durou até as primeiras horas da manhã de terça-feira, mas nossas garotas se saíram tão bem”, escreveu o casal.
Veja também: Conheça a cidade onde mais nascem gêmeos no mundo (e fica no Brasil!)
“Há uma longa recuperação pela frente e esperamos que haja alguns solavancos ao longo do caminho, mas elas são fortes e estão sendo bem cuidadas”, agradeceram os pais.
“Eu só quero dizer OBRIGADO, o amor que nos foi demonstrado foi completamente esmagador e as orações que foram feitas por eles nos ajudaram. A equipe que realizou a cirurgia das meninas é simplesmente incrível e estamos muito gratos. Por favor, continuem a orar pela recuperação delas, pela cura e para que elas fiquem o mais confortáveis possível. Obrigado Deus por ter suas mãos sobre nossas filhas.”
Veja também: Gêmeas idênticas dão a luz filhos no mesmo dia, com mesmo peso e medidas
Fonte: Belfastlive