Menu

Gêmeas comemoraram 98 anos — e contaram o segredo da longevidade

Elas escolheram roupas iguais para fazer um ensaio fotográfico registrado pela neta

Crédito: Jacqueline Martins

Publicidade

Para comemorar os 98 anos de vida, as gêmeas Maria Rita e Maria Ana fizeram um ensaio fotográfico cheio de simpatia e amor. Quem fez as fotos foi Jaqueline Martins, que é fotógrafa e neta de Maria Rita.

Até hoje as gêmeas são muito próximas e amigas, mesmo que cada uma tenha seus gostos e morem em locais diferentes. O que desperta a curiosidade das pessoas é o segredo das gêmeas para viverem tanto tempo com muita alegria e vitalidade.

De acordo com elas, o principal segredo é aproveitar o que a vida tem de mais singelo. Em uma entrevista concedida ao G1, as gêmeas contaram que nasceram em março, mas o registro foi feito em maio, então elas comemoram duas vezes.

Quanto à rotina das duas, que é cheia de alegria e simplicidade, elas contaram que têm alguns gostos diferentes. Maria Ana gosta de montar cavalo e não se acostumou a tomar banho no chuveiro elétrico. Ela prefere aquecer água e tomar banho de balde. Maria Rita adora fazer crochê. Mas, para roupas e no quesito vaidade, elas são bem parecidas.

Publicidade

Maria Ana continua morando em Cantagalo, enquanto Maria Rita foi para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas como elas permaneceram no Rio de Janeiro não é tão difícil se encontrarem, com a ajuda dos filhos e netos.

Há alguns anos, elas escolheram o mês de janeiro para fazer uma reunião de família no sítio em que elas cresceram e onde Maria Ana ainda vive. Elas foram recebidas com uma missa de Ação de Graças e depois fizeram o ensaio fotográfico.

De acordo com Jaqueline, as gêmeas se produziram para a grande celebração. Escolheram roupas iguais, bem coloridas, pois queriam deixar registrada sua alegria de viver. Elas estavam mesmo dispostas a posar para as fotos e se divertiram o tempo todo.

Maria Ana tem 4 filhos, 12 netos e 11 bisnetos. Maria Rita tem 6 filhos, 19 netos, 22 bisnetos e 44 tataranetos.

Publicidade

Uma das filhas de Maria Rita, Roseli, conta como é a rotina da mãe: “Ela dorme na casa do meu irmão, acorda e vai para a casa dela, se arruma toda e depois vem tomar café comigo, almoça e fica na varanda fazendo seus paninhos de crochê”. Todas as casas ficam no mesmo terreno, então não tem dificuldade alguma nessa convivência que faz muito bem para todos.

Quando as gêmeas não podem estar juntas, conversam pelo telefone. Quando se reúnem a conversa vai longe, relembrando momentos do passado e planejando o futuro. Para elas, o que faz a vida ser tão boa é estar sempre contente!

Crédito das Imagens: Jaqueline Martins

Sair da versão mobile