Menu

Você sabe o que é o gelo seco e se pode fazê-lo em casa?

O gelo seco é muito interessante e um composto bastante simples, mas nem tão fácil de encontrar e muito menos de manter.

Crédito: Wikimedia

Publicidade

Você já deve ter visto o gelo seco em festas grandes, quando servem aqueles drinks diferentes. É aquela fumacinha gelada que sai de dentro do copo e fica pairando no ar. Mas o que você não sabia é que a substância é principalmente utilizada para conservar alimentos, vacinas e até órgãos para transplante!

O que é gelo seco e para que serve?

Este tipo de gelo nada mais é do que o composto químico dióxido de carbono em estado sólido. É o mesmo tipo de gás que expiramos no processo de respiração, ou seja, o gás carbônico, também usado no desodorante spray, nos extintores de incêndio de CO² e até para fazer as bolinhas do refrigerante.

Como mencionado acima, ele tem a mesma utilidade do gelo comum, seja para gelar bebidas ou preservar coisas que necessitem de baixa temperatura, evitando que se deteriorarem. No entanto, há duas grandes diferenças deste gelo para o comum: ele é muito mais gelado e ele passa direto do estado sólido para o gasoso, ou seja, não deixa nada molhado. Por isso o nome!

Como fazer gelo seco?

A substância não se encontra em estado sólido na natureza, mas sim, em forma de gás. Nas fábricas de gelo seco, ele é extraído normalmente do petróleo ou do gás natural. Então é preciso armazená-lo a pelo menos -40 graus para que ele possa ser comprimido por máquinas e transformado em sólido ao atingir nada mais nada menos que  -78 graus!

Publicidade

Porque o gelo seco precisa passar por todo este processo descrito acima para ser feito, não é possível fazê-lo em casa. A menos que você tenha um laboratório de química bem equipado para este fim, o que provavelmente não é o caso.

Cuidados a ter

Em primeiro lugar, o gelo seco não pode ser manuseado sem luvas protetoras, pois pode causar queimadura na pele. Lembre-se que o gás carbônico fica sólido somente quando atinge -78 graus. Por isso, tenha cuidado ao manuseá-lo.

Ele pode ser colocado em bebidas, em pequena quantidade, mas não deve ser ingerido. Isso porque, pelo mesmo motivo que não se deve tocá-lo sem proteção, ele vai queimar e machucar a garganta, o esôfago e pode até perfurar o seu estômago. Além disso, conforme vai perdendo a forma sólida, vai deixando um excesso de gás dentro do corpo, que se não for expelido naturalmente, pode causar sérios danos aos demais órgãos.

É também muito perigoso estar em um ambiente fechado com o gelo seco evaporando, pois ele é mais denso que o oxigênio. Ou seja, ocupa o espaço do oxigênio no ar e fica impossível respirar, podendo causar asfixia.

Publicidade

Como conservar?

Da mesma forma que não dá para fazer gelo seco em casa, não é possível guardá-lo na geladeira, no congelador ou no freezer. Como nenhum deles atinge a temperatura de -78 graus, o gelo seco vai voltar a virar gás carbônico e desaparecer da sua vista.

Se você comprar gelo seco para usar no mesmo dia, a maneira correta de armazená-lo, para que permaneça no estado sólido por algumas horas, é embrulhando-o em jornal e guardando em uma caixa de isopor, bem lacrada para manter a temperatura.

Mesmo assim, como a temperatura vai aumentando naturalmente, em algumas horas (no máximo entre 8 e 12 horas) ele vai virar gás e desaparecer. Então precisa ser comprado perto da hora de usar, caso você vá dar uma festa e queira oferecer drinks com gelo seco, por exemplo.

Publicidade

 

Leave a Reply

Sair da versão mobile