Decidiu fazer um churrasco de última hora com os amigos, mas a cerveja do supermercado estava quente? Não se preocupe, existem formas inusitadas de gelar cerveja rápido e continuar sua festa com tranquilidade.
4 Formas de gelar cerveja rápido
Essas 4 formas de gelar cerveja rápido são caseiras, mais comuns e que realmente resultam, mesmo que nem sempre deixem a cerveja “trincando”. Da mesma forma, cuide para não ultrapassar demais o tempo recomendado e acabar deixando sua bebida congelar.
Confira e faça os testes em sua casa hoje mesmo!
1. Com papel toalha
Essa técnica consiste em colocar uma ou duas folhas de papel toalha em volta da latinha ou garrafa de cerveja. Depois, você deve molhá-la e colocar no congelador durante uns dez ou quinze minutos, sem ficar abrindo antes para conferir, é claro!
O que faz com que a cerveja gele rápido nesse sistema é que o papel molhado dentro do congelador (em contato com o gelo) absorve a temperatura mais baixa, que acaba entrando em contato com a cerveja em menos tempo.
2. Com álcool e sal
Para fazer essa técnica você precisa armazenar a cerveja em um recipiente que possa colocar o líquido (álcool), então o ideal é uma caixa de isopor ou um cooler. Você irá colocar nesse recipiente todo o gelo de um saco, junto com meio quilo de sal grosso e mais meio litro de álcool.
O próximo passo é colocar as latinhas ou garrafas dentro desse gelo, tampar a caixa e deixar os produtos agirem por uns cinco minutos, dependendo da quantidade de cervejas que puser. O resfriamento rápido ocorre porque o álcool e o sal irão acelerar o derretimento do gelo, que vai absorvendo a temperatura mais quente da cerveja e substituindo pelo resfriamento dela.
3. Água no cooler
O cooler é uma caixa térmica que mantém a temperatura do gelo colocado em seu interior, até aí você já sabia. Mas o segredo para acelerar o resfriamento da cerveja dentro dele é usar água em estado líquido, porque ela faz a temperatura baixar em bem menos tempo.
Então, você vai precisar encher seu cooler com gelo, depois molhar as latinhas ou garrafas, colocar dentro do gelo, colocar água para completar o espaço e tampar a geleira, sem abri-la por pelo menos vinte minutos. Nesse tempo a água irá absorver o calor da cerveja e o gelo poderá resfriá-la rapidamente.
4. Panela de pressão
A última alternativa é a menos recomendada, embora seja eficaz. Você vai precisar fazer o seguinte: pegue uma panela de pressão, coloque dentro dela cerca de três dedos de água gelada e mais umas duas forminhas de gelo.
Em seguida, coloque uma latinha de cerveja dentro, feche a panela por completo (como se fosse levar ao fogo para fazer pressão) e chacoalhe a panela durante quarenta segundos a um minuto. Pronto, abra a panela e tenha sua cerva geladinha.
A necessidade de ser uma panela de pressão é o fato de ela possui a tampa com vedação, o que permite tanto que não derrame o líquido quanto que se mantenha a temperatura no interior.
Mas a razão de ser o método menos recomendado é que a latinha pode espumar bastante ao abrir, já que foi chacoalhada. Além disso, você só pode fazer com uma ou no máximo duas latinhas de cada vez. Mas de modo geral, funciona.
Dica: Você já ouviu falar no Super Cooler?
O Super Cooler é um dispositivo criado para gelar cerveja (e outras bebidas) rapidamente: mais precisamente em dois minutos para a lata e sete minutos para a garrafa.
Isso ocorre porque, ao encaixar a lata ou garrafa no dispositivo e deixá-la encostada no gelo, ele vai girá-la no mesmo eixo, fazendo com que a queda de temperatura seja uniforme por toda a bebida.
Então, se você costuma decidir beber cerveja em cima da hora e acha que vale a pena fazer um investimento nesse produto, veja no vídeo abaixo os testes realizados para comprovar o seu funcionamento: