Menu

Gatos domésticos são proibidos de sair de casa em cidade alemã

A proibição tem data para terminar, um bom motivo para isso e, se não for cumprida, pode acarretar em multa

Crédito: Freepik

Publicidade

Muitos gatos domésticos passam a vida toda dentro do terreno de casa ou no apartamento, sem nunca saírem para passear na rua. Outros têm essa liberdade, e geralmente saem à noite para caçar e manter seus instintos ativos.

É justamente por isso que a cidade alemã de Walldorf, no estado de Baden-Württemberg, precisou proibir os gatos domésticos de saírem de casa. A medida é uma proteção ao pássaro cotovia-de-poupa, do qual os gatos são predadores.

Também não é para sempre. A princípio, as autoridades decidiram que os gatos que vivem no distrito de Rhein-Neckar, no noroeste de Walldorf, devem ter sua liberdade negada até o final de agosto de 2022.

Veja também: Gato filhote: Conheça os estágios do crescimento dos gatos

Publicidade

Proteção da espécie de pássaro contra os gatos

A data prevista para término do “confinamento” de bichanos domésticos tem motivo. É que o cotovia-de-poupa escolhe o período entre maio e agosto para fazer seus ninhos.

O habitat dessa espécie é registrado em regiões de Baden-Württember, como as áreas entre os distritos de Karlsruhe e Mannheim. Além de Walldorf, a região em torno de Waghäusel e Ketsch também é considerada um habitat das cotovias-de-poupa.

E um dos problemas é que esse pássaro não faz seus ninhos na copa das árvores, onde seria mais difícil os gatos alcançarem. Essa espécie gosta de fazer ninhos no chão, em canteiros de obras perto de áreas residenciais, onde se tornam uma presa fácil.

Aproveite e veja: 8 dicas de como espantar pássaros da sua casa sem machucá-los

Publicidade

Multa para quem descumprir a lei

A lei se aplica a qualquer pessoa que possui um gato com acesso ao ar livre na parte sul de Walldorf. Se um felino escapar, o dono deve se apressar em pegá-lo ou poderá ter que arcar com uma multa equivalente a R$ 2,86 mil.

E tem mais: se o gato, além de escapar de casa, conseguir pegar e matar uma cotovia, o dono pode ser multado no equivalente a até R$ 261 mil.

Veja também: Pagar multas com ração e doações para abrigos de animais é possível nos EUA

Publicidade

Fonte: UOL Notícias

Sair da versão mobile