Menu

Gato solitário: veja os sinais que eles nos dão

Será que o seu gato está se sentindo sozinho ou recebe até mais atenção do que precisa?

Imagem: Freepik

Publicidade

Os gatos têm a fama de serem mais independentes do que os cachorros. Mas, não é incomum ver um gato solitário, que gostaria de estar recebendo mais atenção.

Por mais que os gatos gostem de ficar na deles, e passam horas sentadinhos só observando, eles também apreciam carinho e brincadeiras.

Mas, nem todos os tutores percebem isso, e acabam ficando com um gato solitário e triste em casa, pensando que está tudo bem com ele.

Será que esse é o seu caso? Veja quais são alguns dos sinais que um gato solitário demonstra, e lembre-se que alguns sinais também podem ser motivo para uma consulta veterinária.

Publicidade

Veja também: Quando os humanos começaram a domesticar gatos?

Seu gato age como se não conhecesse você

Quando você chega em casa de uma viagem, seu gato pode ficar com uma expressão de indiferente e fugir quando você tentar tocá-lo. É exatamente o que parece: ele está fingindo que não precisa de você. Mas, lá no fundo, ele está se sentindo sozinho porque você demorou.

Um gato solitário se esfrega no dono e tenta cobri-lo com o cheiro dele

Quando você chega de viagem depois de alguns dias, seu gato precisa, primeiro, neutralizar todo o odor que você pegou em suas viagens e, em seguida, reivindicar você como sendo propriedade dele.

Seu gato gruda em você como cola

Muitas vezes, mesmo recebendo atenção, um gato pode ser mais carente mesmo, e exigir mais carinho do que recebe. Talvez seja a hora de dar mais atenção a ele, ficar mais tempo por perto, sobretudo se você passou um tempo considerável longe dele.

O gato solitário ronrona e se alonga muito quando você chega em casa

Esse sinal não é só para esse motivo da solidão, já que ronronar significa muitas emoções diferentes, podendo ir da felicidade ao medo, no entanto, pode significar contentamento quando associado ao alongamento. Então, ele está demonstrando que está feliz com a sua chegada e que agora você precisa ficar por perto.

Publicidade

Seu gato fica doente com certa frequência

Assim como acontece com vários humanos, a solidão adoece o corpo. Um gato solitário pode ficar doente com mais frequência. Também é importante notar mudanças de comportamento do tipo chorar, fazer cocô fora da caixa, vomitar ou demonstrar falta de energia ou apetite.

Como dito no início, esses sinais podem ser sintomas de um gato solitário, como também podem ser um sinal de que seu gato está com algum problema de saúde e precise visitar o veterinário. Não deixe de levá-lo para evitar qualquer piora.

Veja também: Gato traz esquilo congelado para se aquecer em frente à lareira

Publicidade
Sair da versão mobile