Menu

O gato que adivinha a morte! Conheça a história aqui!

Dos Estados Unidos, vem a história de um gato que visita alguns utentes de um centro de idosos, avisando da sua morte em breve. Esta é uma situação verídica, confira aqui os fatos!

Publicidade

Todo o mundo gosta de gatos. Eles são animais muito lindos e meigos, que facilmente se deitam no nosso colo, pedindo atenção. Contudo, no Centro de Reabilitação de Idosos de Providence, em Rhode Island, Estados Unidos, não gostam muito quando um gato entra nos quartos. Quer saber o motivo? Esse gato, o Oscar, tem o poder de adivinhar quem vai falecer. Não acredita? Ora, leia!

Oscar, o gato que indica a morte

Oscar vive no Centro de Reabilitação, na companhia de mais cinco gatos. Ele foi adotado e, entretanto, começou a revelar o seu “dom”. Basicamente, Oscar se detém junto da cama do paciente e ronrona. É esse o sinal, que indica a todos do centro, que essa pessoa está a poucas horas de partir. Difícil de acreditar, você não acha?

O Dr. David Dosa, médico geriatra do centro, garante que o felino tem mesmo essa capacidade. Oscar circula pelo hospital livremente e se dirige para perto da pessoa que vai falecer, sendo muito raro se enganar. Em cinco anos, ele adivinhou cerca de 50 mortes, sendo que a primeira adivinhação foi em 2007. A partir dessa altura, ele ficou bastante conhecido por esta faceta tão bizarra. O Dr. Dosa, que também leciona na Universidade de Brown, já escreveu um artigo e um livre sobre o gato Oscar, contando esta habilidade especial.

Como se explica este fenômeno?

Toda a comunidade do Centro começou a usar as capacidades do gato, apesar de não haver testes científicos sobre as mesmas. Os profissionais de geriatria passaram a ligar aos familiares dos pacientes, para avisar da forte possibilidade da morte dos seus entes queridos, cada vez que o Oscar se dirigia para perto deles. Todos se posicionam em duas hipóteses que possam explicar esta caricata faceta do pequeno animal – o odor característico que o corpo liberta quando está a falecer e o fato de poder ter um sexto sentido.

Publicidade

Contudo, o mais lógico é ser devido a um gás químico que é liberado e as pessoas não o detectam, mas animais com o sentido do olfato desenvolvido como Oscar, podem perceber. A pesquisadora Jacqueline Pritchard acredita que ele consiga perceber quando os órgãos fundamentais à vida deixam de trabalhar. Uma versão mais emotiva é que o gato possa querer consolar o paciente ao saber da sua morte iminente.

Na verdade, este caso não é único e já foram divulgadas histórias parecidas com cães que previam casos câncer e a morte.

Conhece algum animal com alguma habilidade deste gênero ou parecida? Partilhe conosco!

Leave a Reply

Sair da versão mobile