Sabe aquela velha opinião de que os gatos são animais pouco carinhosos? Nada a ver! Quem tem um gato sabe que eles são criaturas amorosas e o dia a dia é muito mais animado com a sua presença. Enfim, eles acabam se tornando fundamentais na nossa vida!
Porém, quando somos “donos de primeira viagem”, nem sempre entendemos os gestos de carinho desses animais, porque a linguagem corporal dos gatos é mais difícil de interpretar em comparação com os cães. Por exemplo, quando estão felizes, os gatos não abanam a cauda. Além disso, esses felinos não obedecem tanto às nossas ordens.
Curioso para saber como os gatos comunicam com a gente?
Decifre 8 comportamentos típicos dos gatos
1. Fixa o olhar
Se o seu gato olha você nos olhos, sem nunca desviar, esse é um sinal de que há uma forte ligação entre os dois. Não tente forçar essa conexão, fixando constantemente o gatinho: ele pode achar que isso é um desafio, porque olhar nos olhos é o meio de os felinos imporem as relações de poder.
2. Faz ronron
O ronron tem diversos significados. Tudo depende do contexto. Normalmente, quando os animais ronronam, eles se sentem felizes. Se o ronron ocorrer após o banho ou um susto, o felino está tentando recuperar a calma. Além disso, se estivermos tristes, os nossos amigos podem ronronar junto de nós para nos animar.
3. Simula que mama (com a boca e as patas)
Os gatinhos mais pequenos têm esse impulso, porque, a partir das massagens no peito da mãe, uma maior quantidade de leite é produzida. Quando os felinos crescem e repetem os mesmos gestos com os seus donos, esse é um sinal de que se sentem seguros junto deles tal como acontecia com as suas mamães.
4. Gosta de morder os seus dedos
Mordidinhas sem machucar? É amor felino! E muita vontade de brincar, também! Essas mordidas amorosas só machucam quando os gatos ainda são pequeninos e não são capazes de controlar a sua força.
5. Está sempre atrás de você
Mais uma vez, é amor! Quando os gatos estão sempre seguindo os seus donos (incluindo no banheiro), essa é uma prova evidente de afeto.
6. Dá cabeçadas, encosta o nariz…
Além de serem duas formas de cumprimento, esses gestos são um meio de os animais mostrarem o carinho que sentem pelos donos.
7. Oferece “presentinhos”
Pode ser um animal, um objeto… Não interessa: quando os gatos trazem presentes para os seus donos estão demonstrando o seu profundo afeto por eles. O pior é quando você recebe um rato, inseto ou pássaro morto (quem nunca?).
8. Adora se deitar de barriga para cima!
O gato está expondo a sua região mais vulnerável para que os donos deem um pouco de carinho. Por isso, esse é um gesto de absoluta confiança e consideração.
Assista a esse vídeo para ver os principais sinais que provam como o seu gato ama você:
Curtiu essa matéria? Compartilhe com outros donos de gatos!