Menu

Gato filhote: Conheça os estágios do crescimento dos gatos

Se você tem um gato filhote, aproveite para observar as mudanças em cada fase do desenvolvimento dele

Crédito: Freepik

Publicidade

Assim como os humanos e outros animais, cada gatinho tem personalidade própria e necessidades particulares.

Mas, conhecer as características gerais dos gatos filhotes é importante para oferecer qualidade de vida ao seu bichano e conseguir se relacionar melhor com ele, entendendo seu comportamento.

Então, você vai saber agora como se comportam os gatos e quais são suas principais características de desenvolvimento, desde que são filhotes até quando passam a ser considerados adultos.

Estágios do crescimento dos gatos

É bem interessante como existem algumas características em comum no comportamento instintivo de um gato e de um humano, desde quando nascem até quando chegam à adolescência, ou seja, todas as fases em que o corpo e o cérebro estão em formação.

Publicidade

Basicamente, considera-se que existem seis fases de desenvolvimento de um gato filhote até ficar adulto, embora não haja uma idade exata para ele ser considerado adulto. Então, é mais por meio da observação do gatinho que você vai entender quando ele, finalmente, amadureceu. Veja só:

Fase neonatal

Mais ou menos, do momento do nascimento até os nove dias de vida. O gatinho bebê ainda é muito pequeno, tem pouco peso e não abriu os olhos. Se localiza por tato e olfato, se move com dificuldade e é totalmente dependente da mãe.

Fase de transição

Dos nove aos quinze dias de vida, o gatinho começa a se movimentar com mais autonomia e segurança, embora ainda meio desajeitado. Ele passa a se localizar usando também a visão e a audição, pois é quando seus olhos e seus canais auditivos se abrem.

Fase de socialização

Conseguindo se locomover com mais equilíbrio e usando os cinco sentidos, o gatinho com duas semanas de vida já começa a brincar com os irmãozinhos e experimentar alimentos diferentes do leite materno. Se você tem gatinhos com essa idade, é um momento importante para que eles socializem e se acostumem com outros animais e pessoas, pois isso o incentivará a ter uma personalidade mais amigável e dócil.

Publicidade

Veja também: Plantas que os gatos adoram

Fase juvenil

Após umas sete ou oito semanas de vida, o gatinho inicia sua fase juvenil, assumindo o tamanho e as formas que terá depois de adulto. Então, é nessa fase que o gato vai parando de crescer, e isso pode demorar um pouco mais dependendo da raça. É nessa fase que o gato se acalma um pouco, mas ainda pode demonstrar bastante vontade de brincar e gastar energia.

Fase da puberdade

Essa fase ocorre, em média, quando as fêmeas estão com cinco a oito meses de vida, e os machos com seis a sete meses de vida. É a fase da rebeldia, quando os gatos apresentam um comportamento mais desobediente, bem como os adolescentes humanos.

Fase adulta

É mais fácil notar quando seu gato se torna um adulto se ele tem a fase da puberdade bem marcada pelo comportamento rebelde e, depois de algumas semanas, passa a se comportar de forma mais calma, madura.

Publicidade

Quando um gato se torna adulto, ele assume a personalidade definitiva e assim segue pelos próximos anos, passando por algumas alterações de comportamento de acordo com as mudanças e acontecimentos da vida.

Veja também: Como criar um filhote mais sociável: dicas para ter cães e gatos dóceis

Sair da versão mobile