Menu

Gastroenterologia: do que trata essa especialidade?

Desde refluxo até intolerância à lactose, o gastroenterologista ocupa um papel importante nos cuidados com a sua saúde.

Designed by Freepik

Publicidade

Quando você tem dores de estômago ou quando seu intestino está desregulado, você vai ao profissional da gastroenterologia. Mas você sabe exatamente em que consiste essa especialidade médica e quando mais procurá-la?

Sem falar quando você confunde aquela queimação horrível com um infarto e vai parar no cardiologista, antes de chegar no lugar certo. Para evitar esse tipo de situação, saiba o que faz um gastroenterologista, quais são as doenças gástricas mais comuns e os exames mais usados para diagnóstico de problemas relacionados ao nosso sistema gastrointestinal.

O que é gastroenterologia?

A gastroenterologia é a especialidade médica que trata do sistema gastrointestinal, que vai da boca até o ânus. O médico é o gastroenterologista, mas que, para simplificar, também é chamado de gastrologista ou gastro.

É este profissional que cuida de diversas doenças que atacam nosso estômago ou intestinos. Também é a ele que as pessoas mais obesas recorrem para tratamentos de diminuição do estômago, por exemplo.

Publicidade

O que faz um gastroenterologista?

Muitas patologias estão relacionadas ao sistema gastrointestinal, que é composto por vários órgãos.

Dessa forma, o gastro é o médico que você consulta quando tem sintomas como dor de estômago constante, cólica, diarreia, prisão de ventre ou qualquer outro incômodo relacionado ao estômago, vesícula, rins, fígado e aos intestinos.

Quais são as doenças gástricas mais comuns?

Há muito mais do que estômago e intestinos envolvidos nos sistema gastrointestinal. Por isso, as doenças tratadas também são variadas, conforme o órgão afetado. Veja abaixo algumas das causas mais comuns para ir para em um gastroenterologista:

  • Pedra na vesícula: causa dor aguda intensa no órgão e pode causar vômitos após as refeições.
  • Úlcera no estômago e gastrite: causam queimação, dor, má digestão e enjoo.
  • Cirrose e hepatite: lesões e inflamações do fígado que são consideradas graves.
  • Pancreatite: quando o pâncreas fica inflamado.
  • Síndrome do intestino irritável: causa diarreia e desconforto abdominal.
  • Intolerância à lactose: causa inchaço, dor e diarreia.
  • Doença inflamatória intestinal: causa diarreia e sangramento no intestino.

Exames gástricos

Entre os diversos exames e testes existentes para apoiar o diagnóstico, alguns dos mais solicitados na gastroenterologia são:

Publicidade
  • Teste de uréase: é um teste feito durante um exame de endoscopia para detectar a presença da bactéria H. Pylori.
  • Teste C 13: também é utilizado para detectar a H. Pylori nas paredes do estômago, mas não é invasivo.
  • Biópsia endoscópica: é colhida uma amostra do forro do estômago ou intestino para detecção de várias doenças.
  • Polipectomia: é feita a remoção de pólipos (lesões) no intestino ou estômago evitando que causem doenças.
  • Endoscopia: através de uma micro câmera colocada pela boca por uma fina haste flexível, analisa-se o esôfago, estômago e duodeno.
  • Colonoscopia: exame interno para verificar todo o intestino grosso.
  • Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE): exame que une raio-x e endoscopia para avaliar as vias biliares, vesícula e pâncreas.

Quando procurar um gastro?

Quando tiver dores constantes, inchaço ou desconforto em algum ponto da região abdominal onde ficam os órgãos do sistema gastrointestinal, pode ser sinal de algum problema que o gastro vai identificar.

Caso não consiga uma consulta direto com ele ou não tenha certeza dos sintomas, pode consultar um clínico geral para que ele encaminhe ao especialista certo. Veja as recomendações do médico:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile