A gastrite é uma condição causada pela inflamação nas paredes do estômago que causa queimação e dor. Ela pode ser aguda, com sintomas repentinos, ou crônica, quando os sintomas vão se acumulando pela falta de tratamento.
Para manter essa condição sob controle é importante consultar um médico especialista para que ele recomende uma dieta adequada, com alimentos alcalinos que evitem a acidez estomacal e previnam a dor.
Entre os alimentos benéficos estão abacate, banana, arroz integral, cenoura, ervilha, couves, quinoa, salsa, pepino e sementes.
Entre os alimentos ácidos, que devem ser evitados por quem sofre com gastrite, estão café, chá com cafeína, chocolate, açúcar refinado, bebidas alcoólicas, biscoitos industrializados, farinha de trigo branca, frituras, pizzas, carnes gordurosas, queijos amarelos e manteigas.
Por que a água com gás não combina com a gastrite?
Mas, além de todos esses alimentos e bebidas, tem mais um ponto a destacar: a gastrite e a água com gás não combinam.
O motivo é simples: a água gaseificada, assim como os refrigerantes e outras bebidas que contenham gás, causam irritação da mucosa que reveste o estômago.
A água com gás é mais ácida do que a água mineral, e se for ingerida em grandes quantidades, vai causar uma dilatação estomacal, gerando inchaço e desconforto. Ou seja, essa bebida entra na lista do que deve ser cortado da dieta de quem tem gastrite.