garrafa que limpa água
Crédito: Reprodução Instagram @babigosziniak

Cientista brasileira cria garrafa que limpa água

Pesquisadora ficou em primeiro lugar na etapa brasileira e vai para a final do desafio mundial Red Bull Basemen

Publicidade

Uma brasileira pode ter descoberto como acabar com a poluição hídrica. A cientista Bárbara Gosziniak criou uma garrafa que limpa água, utilizando tecnologias radiativa e fotovoltaica. A garrafa que limpa água faz microfiltragem, para eliminar impurezas; esterilização por radiação, para eliminar micro-organismo causadores de doenças; e refrigeração por energia solar, mantendo a água sempre fresquinha.

Com a invenção, a engenheira ambiental venceu a etapa brasileira do desafio Red Bull Basemen, e irá disputar a final do prêmio da Turquia. O concurso internacional de ciência terá 44 finalistas, que disputam um financiamento para dar o pontapé inicial para tirar suas criações do papel.

Em entrevista ao UOL, Bárbara falou sobre sua motivação para criar o projeto de purificação de água: “ao ingerir água contaminada podemos contrair diversas doenças. Em países de baixa renda as doenças diarreicas estão entre as cinco principais causas de morte. Por isso eu desenvolvi esse projeto, que tem o objetivo de democratizar o acesso a água potável e garantir uma água de qualidade para todos”.

O projeto de Bárbara foi desenvolvido em cinco meses, em conjunto com pesquisadores da Universidade Federal de Ouro Preto, e pode representar o fim do problema da falta de água potável, já que a mesma tecnologia também pode purificar águas de rios, lagos e nascentes.

Publicidade

Vamos torcer por esse orgulho nacional?

Veja também: Cientista brasileira desenvolve sabonete contra covid que protege por 6 horas

PODE GOSTAR TAMBÉM