Menu

Gargarejos com sal e vinagre não funcionam para coronavírus

Tome muito cuidado com as falsas notícias que recebe nas redes sociais. Veja como é o tratamento seguro para a doença

Crédito: Freepik

Publicidade

Nessa fase preocupante de pandemia do coronavírus é normal que as pessoas estejam sempre em busca de soluções para prevenirem o contágio. Porém, é preciso estar atento ao que é mito e verdade sobre as formas de prevenção. Um dos mitos é sobre fazer fazer gargarejos com sal e vinagre. Já tinha ouvido falar sobre isso? Veja por que não funciona.

Gargarejos com sal, água morna e vinagre não funcionam para coronavírus

Crédito: Freepik

Desde que começou o surto do novo coronavírus na China, no final de 2019, a internet ficou recheada de fake news sobre o vírus e sobre a doença. Por isso, é muito importante conferir as fontes dessas falsas notícias antes de pensar em compartilhá-las. Uma das fake news é de que fazer gargarejos com sal, água morna e vinagre ajuda a matar o vírus em quem está infectado.

Porém, essa notícia é falsa e perigosa. Ela surgiu na forma de uma ilustração mostrando um busto humano e símbolos de vírus na região da garganta, dizendo que o vírus fica instalado por 4 dias na garganta antes de ir para os pulmões. Então, se a pessoa infectada fizesse gargarejos com sal, água morna e vinagre, iria matar o vírus antes de a doença se agravar.

Embora seja sabido que a mistura de água morna, sal e vinagre possa ajudar a lidar com alguns tipos de inflamação de garganta, aliviando os sintomas, esse não é o caso do novo coronavírus, que não morre com a ação desses ingredientes caseiros, pois fica instalado dentro das células.

Publicidade

Além disso, abusar de soluções com sal e vinagre, que é ácido, pode irritar as mucosas da garganta e pior quadro de tosse e inflamação.

O Ministério da Saúde já deixou claro que ainda não existe um método único de cura para a doença, embora vacinas estejam sendo testadas para a sua prevenção, mas ainda não estejam 100% validadas para produção e distribuição. Portanto, não existe qualquer comprovação científica de que sal e vinagre impeçam o coronavírus de atacar os pulmões.

Tratamento caseiro recomendado para coronavírus

A maioria dos casos de coronavírus já confirmados é caracterizado por sintomas mais leves, como febre e tosse seca. Em casos que se agravam porque o vírus vai para os pulmões, a pessoa também pode sentir dificuldade para respirar, e aí sim é necessário entrar em contato com uma central de saúde para pedir ajuda.

Mas, se a pessoa estiver apenas com sintomas leves, e respirando sem dificuldade, o tratamento deve ser feito em casa para evitar a superlotação nos hospitais e o risco de se contagiar de verdade, no caso de nem estar com a covid-19.

Publicidade

De acordo com as instruções do Ministério da Saúde, o tratamento caseiro para coronavírus deve ser feito da seguinte forma:

  • Beber muita água;
  • Usar medicamentos para dor e febre (paracetamol ou dipirona), caso necessário;
  • Usar umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse, caso necessário;
  • Usar máscara para evitar o contágio a outras pessoas, e trocar a máscara por uma nova a cada 2 horas, sempre jogando no lixo a usada.

Cuidados para prevenir o contágio do coronavírus

  • Mantenha desinfetados objetos de uso frequente, como celulares, brinquedos, bancadas, maçanetas e corrimões;
  • Lave o rosto, em especial as narinas, sempre que chegar em casa e algumas vezes ao dia caso trabalhe fora;
  • Em seguida, lave muito bem as mãos com água e sabonete, secando com toalha de papel;
  • Mesmo se não sair de casa, lave as mãos com frequência, usando água corrente e sabonete de qualquer tipo, de preferência secando com toalha descartável;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
  • Mantenha a casa e o local de trabalho bem ventilados;
  • Não cumprimente as pessoas com as mãos ou dando beijinhos. Mantenha pelo menos 1 metro de distância;
  • Cubra o nariz e a boca com o braço se precisar tossir ou espirrar;
  • Respeite a quarentena e fique dentro de casa com sua família o máximo de tempo possível.
Sair da versão mobile