Você não precisa trabalhar com carteira assinada em uma empresa, para trabalhar legalmente. É possível prestar uma série de serviços freelancers, a partir de casa, e passar notas fiscais de pessoas física para os seus clientes. Assim, sua situação fiscal estará em dia, e poderá realizar o desejo (ou a necessidade) de trabalhar por conta própria sem sair de casa. Veja algumas opções de trabalhos.
1. Fotografia
Se você já tem bons equipamentos de fotografia e/ou filmagem, mas não está podendo atender clientes, pode fazer suas fotos e vídeos e colocá-los em sites para que pessoas e empresas comprem. Faça uma busca por “vender fotos stock” e leia atentamente todos os termos de uso antes de disponibilizar suas fotos e vídeos.
2. Redação
Se você é bom em escrita de textos e entende de marketing de conteúdo, pode começar a trabalhar como redator para empresas, sites e blogs. Busque no Google por “trabalho redator” e você verá uma série de sites nos quais pode se cadastrar para oferecer seu serviço. Entre em contato com as que mais gostar para saber sobre as particularidades da contratação, que são bem variáveis.
3. Transcrição de conteúdo
Pode ser que você goste de escrever, mas não goste muito de trabalhar com criatividade, preferindo apenas transcrever áudios. Essa também é uma opção que pode render algum dinheiro para diferentes tipos de serviços. Faça uma busca por “trabalho transcrição” e comece a pesquisar as opções. Geralmente esse tipo de serviço exige um segundo idioma, pois a ideia é transcrever para o português.
4. Aulas on-line
Você tem domínio de alguma área de atuação que poderia ensinar aos outros? Então você pode dar aulas on-line. Pode ser de idiomas, de conteúdo de cursinho, de música ou artesanato, por exemplo. Você vai ter que organizar o material, definir se será escrito em apostila ou se será por vídeo, e disponibilizar esse material para venda. Busque por “criar e vender cursos on-line” para conhecer as plataformas disponíveis e como se preparar.
5. Respondendo enquetes e pesquisas on-line
Pesquisando por “responder pesquisas online” você encontra muitos sites que pagam para que você responda a pesquisas de variados segmentos. Os preços geralmente variam de acordo com o tipo e a duração da pesquisa. Essas pesquisas costumam ser feitas por empresas que querem entender melhor um público-alvo para criar novos produtos ou para avaliar atendimentos e satisfação do cliente em suas empresas.
6. Vendas on-line
Outra dica legal é começar a vender produtos pela internet. Você pode vender seus próprios produtos, caso seja um artesão, ou pode ser um consultor de uma empresa que venda produtos variados, como as marcas de cosméticos. Também, pode pesquisar por um nicho de mercado que seja interessante e do seu gosto e abrir a sua loja online.
Veja mais detalhes sobre como vender produtos a partir de casa.
7. Cozinhar para vender
Essa também é uma opção de trabalho para fazer em casa, legalmente, que vai acabar usando a internet, mas não o tempo todo. Se você sabe cozinhar bem, gosta disso, e tem uma cozinha apropriada para preparar os alimentos com toda a higiene e os cuidados necessários, pode começar a fazer docinhos e salgadinhos, bolachas, bolos, pães e até marmitas para vender. Os clientes podem vir buscar ou você faz a entrega, como for mais viável.
Veja essas dicas de como fazer enrolados de salsicha para vender.