Provavelmente todo mundo já pensou em como ganhar dinheiro em casa e dar um “chega para lá” naquele chefe insuportável. A vida de autônomo exige organização, planejamento e paciência, já que o retorno financeiro não é imediato.
Fidelizar clientes é o primeiro passo para começar a ganhar bem trabalhando em casa, e para isso é preciso investir em divulgação.
7 Trabalhos para ganhar dinheiro em casa
Seja para lidar com o desemprego, conseguir uma renda extra ou começar o próprio negócio, muita gente busca atividades remuneradas que possam ser exercidas em casa como alternativa para ganhar dinheiro.
Mesmo quem não tem formação acadêmica pode colocar a mão na massa e começar um pequeno negócio. Confira nossas sugestões:
1. Doces, bolos e salgados
Se tem uma coisa que todo mundo gosta é comer, e por isso trabalhar na área gastronômica é garantia de que sempre haverá clientes.
Em tempos onde há diferentes tipos de dietas – vegana, fit, low carb, sem gluten, etc – você tem mais opções para investir seus dotes culinários e vender para festas, cantinas, reuniões, restaurantes e pessoas físicas.
2. Aulas particulares
Você manja de inglês ou outro idioma? É bom em matemática ou redação? Sabe tocar algum instrumento? Uma boa ideia é transmitir esses conhecimentos para outras pessoas e cobrar por isso.
Há sempre um filho da vizinha com dificuldades na escola ou uma amiga que queira aprender a tocar violão. Não tenha medo de mostrar seu talento, prepare um material interessante e comece a ministrar suas aulas.
3. Marmitas prontas
Muita gente tem preguiça de cozinhar ou não tem tempo para se dedicar às panelas, mas nem por isso quer comer congelados ou “porcarias” todos os dias.
Além disso, quem faz dieta ou segue uma rotina alimentar restrita normalmente procura por opções prontas e saudáveis para não sair da linha, e tendo as marmitas congeladas no freezer isso fica bem mais fácil.
4. Costura e customização
Saber costurar é uma mão na roda, tanto para consertar e confeccionar as próprias roupas quanto para oferecer esse serviço aos conhecidos.
Pode apostar: se você tem esse talento e disser para as pessoas em pouco tempo surgirão uma barra de calça aqui, um vestido simples ali, apertar uma camisa acolá…
E se quiser destacar ainda mais seu trabalho, ofereça o serviço de customização de roupas através de bordados, pedrarias, tingimento e até transformação de uma peça em outra – quem nunca cortou uma calça e fez virar um shorts?
5. Tradução de textos
Mais uma vez, ser fluente em outro idioma pode ajudar você a ganhar dinheiro em casa. Muitos sites de freelancers e até pessoas físicas buscam o trabalho de tradutor para ajudar a entender textos estrangeiros.
6. Artesanato
Esse campo é amplo: artigos de decoração, peças de biscuit, cerâmica e argila, tricô, crochê, patchwork, bijuterias e pintura de quadros são sempre boas opções de presentes e até como lembrancinhas para casa.
Vale estar atenta às tendências de moda e decoração, além do que está em alta na cultura pop e entre as celebridades, e investir na sua arte.
7. Unhas e maquiagem
Toda mulher quer estar bonita e dificilmente abre mão de alguns mimos para si mesma.
Se você sabe maquiar outras pessoas e é excelente manicure vale a pena oferecer esse serviço por um preço mais baixo que salões de beleza. Com certeza uma amiga divulgará para a outra e em pouco tempo você terá muitas clientes.
Como anunciar e vender trabalhos feitos em casa?
Para ser visto é preciso estar na rua e no meio das pessoas, certo? Não necessariamente.
Se você quer ganhar dinheiro em casa precisa ter o dobro de criatividade para mostrar seu trabalho, além de contar com o apoio dos familiares, amigos e todo mundo ao seu redor!
Anote nossas dicas e comece a divulgar seus produtos e serviços:
Use a internet a seu favor
Siga o mantra “quem não está na internet não existe” e aplique ao seu pequeno negócio! Use e abuse das redes sociais e blogs para divulgar o que você faz e ganhar dinheiro em casa.
Mas cuidado, pois nem todo negócio combina com qualquer rede social. Se você trabalha com tradução e revisão, vale mais a pena divulgar no LinkedIn, por exemplo. E, se dá aulas particulares, um blog seria uma ótima ideia.
Já as redes sociais que trabalham com imagens e cotidiano, como Facebook e Instagram, são ótimas para os serviços de beleza, moda e culinária. Comece por criar uma página, construir uma identidade, um nome e um logo. Depois convide pessoas para curtir o seu trabalho.
Grupos e contatos no WhatsApp
Se você vende roupas, bijuterias e semijoias em casa ou até leva peças para as clientes pode criar um grupo no WhatsApp para divulgar as novidades e manter as clientes antenadas.
Para outros segmentos, lembre-se que as pessoas gostam de praticidade e querem ter suas dúvidas resolvidas imediatamente – portanto, use o aplicativo como canal de comunicação com o cliente e para se mostrar à disposição.
Boca a boca
A boa e velha propaganda boca a boca é sempre a melhor, e não pense que as redes sociais mudaram isso – pelo contrário: agora as pessoas podem deixar suas avaliações na sua página no Facebook ou nos comentários no Instagram (mais um bom motivo para você criar perfis nessas redes, certo?).
Use o QI (Quem Indica) a seu favor e ofereça benefícios para clientes que divulgarem positivamente seu trabalho. Uma ideia é dar uma porcentagem de desconto caso um novo cliente surja recomendado por uma pessoa que você atendeu. É batata e garante fidelização.
Programas de fidelidade
E falando em fidelidade, oferecer descontos, bônus e outros mimos ajuda a conquistar uma cartela de clientes.
Por exemplo, a cada três marmitas o cliente não paga a quarta ou ganha um doce de presente, ou no mês de maio as mamães ganham 20% de desconto na esmaltação. Ninguém resiste.
Dica: Invista em cartões de visita
Por fim, os bons e velhos cartõezinhos são sempre bem-vindos para quem quer ganhar dinheiro em casa. E mais, funcionam em todos os segmentos.
Se você vende salgadinhos pode deixar alguns cartões em buffets e casas de festas, e se gosta de costura pode pedir para a dona da loja de roupas do bairro ajudar você nessa divulgação.
Veja também: 7 Tipos de bordado à mão para se inspirar a começar