Muitas pragas podem atingir o seu jardim, mas uma é silenciosa e facilmente confundida. Apesar de bem comum, ela é muitas vezes diagnosticada de forma errada. Isso porque parece muito com o ataque de formigas ou lagartas. Porém, na realidade, trata-se de um fungo. Além de deixar manchas marrons na folhagem, ele também faz furos ao longo dela.
Folhas com buracos: pode ser oídio furador
O oídio é um tipo de fungo que ataca diversas plantas, entre elas o tomateiro, pé de pimentão, pepino, além de algumas ornamentais. Ele se propaga pelo ar, através dos seus esporos. Ou seja, se algum vizinho tiver o problema, sua planta pode ser contaminada. Eles gostam de ambientes úmidos, com temperatura entre 20°C e 26°C e se mantêm conservados até em ervas daninhas.
Sinais da doença
Não apenas os furos são indicativos do ataque por fungos. Também podem aparecer algumas manchas marrons ao longo da folha, como um ressecamento. Também podem aparecer manchas brancas na base das folhas. Além disso, as folhas mais novas começam a nascer deformadas, em forma de foice.
Como tratar
Um tratamento altamente eficaz, barato e orgânico é o uso da famosa calda bordalesa. Ela é feita com água, cal virgem e sulfato de cobre. A cal pode ser comprada em hortos ou casas de material de construção. Já o sulfato de cobre é encontrado facilmente na internet ou em lojas especializadas.
Basta retirar as folhas doentes, aplicar em toda a planta com um pincel ou pulverizador e pronto. É importante reaplicar a cada 15 dias, até ter certeza de que a planta está saudável novamente. Claro que também deve buscar o foco da doença, conversando e orientando seus vizinhos. Veja nesse vídeo, como é fácil fazer a calda bordalesa.